No último sábado (7), a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) promoveu um treinamento com 80 médicos da Atenção Primária à Saúde (APS) para aprimorar os conhecimentos sobre o manejo da dengue e da febre maculosa.
A capacitação, que aconteceu na Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), teve como objetivo preparar os profissionais para identificar rapidamente os sintomas e oferecer cuidados adequados aos casos mais graves dessas doenças.
Segundo a SES-DF, com a sazonalidade da dengue e o aumento dos casos de febre maculosa no DF, a formação se tornou essencial.
Os médicos participaram de uma atualização sobre os protocolos de diagnóstico e tratamento, com foco na agilidade para o início do tratamento, especialmente nos casos graves.
A médica Alice Lima, referência técnica em Medicina de Família e Comunidade da SES-DF, destacou a importância da capacitação: “A capacitação ajuda os médicos a reconhecerem os casos precocemente, manejarem de forma adequada e notificarem com agilidade”.
Dengue no DF
Além dos treinamentos, outras ações estão sendo realizadas para combater a dengue no DF.
O DF Legal e o DER instalarão 200 placas em pontos de descarte irregular de lixo, visando a eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
Além disso, o Distrito Federal realizará no sábado (14) o “Dia D” de mobilização nacional contra a dengue em Ceilândia.