Ícone do site Portal Norte

Semus retoma vacinação antirrábica na zona rural de Palmas

Nesta segunda-feira, aconteceram visitas aos moradores da região do Taquaruçu Grande - Foto: Divulgação

Nesta segunda-feira, aconteceram visitas aos moradores da região do Taquaruçu Grande - Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) retomou a vacinação antirrábica na zona rural de Palmas, nesta segunda-feira (6). A vacinação ocorre para cães e gatos por meio de uma equipe da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ).

Nesta segunda-feira, aconteceram visitas aos moradores da região do Taquaruçu Grande.

Cronograma da vacinação antirrábica

O vírus da raiva tem uma alta taxa de mortalidade e não possui cura. A transmissão do vírus acontece principalmente através de mordidas e arranhões de animais infectados. Dessa forma, a vacinação de cães e gatos é uma das principais maneiras de evitar que o vírus se espalhe para outros animais e humanos.

Campanhas de imunização são cruciais para a proteção de comunidades, garantindo segurança sanitária. A Semus divulgou o cronograma da vacinação antirrábica na zona rural de Palmas em 2025.

Janeiro 

Fevereiro 

Entre as pessoas atendidas pela equipe da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ), está o servidor estadual Régis Marques, 38 anos. Os bichos de estimação de Regis, seu gato Fred, de um ano e meio, e Lua, uma cachorrinha da raça shih tzu, foram vacinados.

O servidor brinca que Fred e Lua já têm intimidade com os agentes, uma vez que sempre os recepcionam quando chegam.

O que é a raiva?

A raiva é um vírus que interfere no funcionamento do sistema nervoso central (SNC) dos mamíferos, incluindo seres humanos. O sistema nervoso central é crucial para diversas funções básicas do corpo, como:

A raiva não tem cura, por isso a vacinação é de extrema importância. Mais informações sobre a vacinação podem ser encontradas no site da Agência Palmas.

Sair da versão mobile