Nos últimos dias, a China tem enfrentado um aumento no número de infecções pelo metapneumovírus humano (HMPV), um patógeno respiratório que causa sintomas semelhantes aos de gripes e resfriados. Entenda o que é a doença.

O metapneumovírus humano (HMPV) pertence à mesma família do vírus respiratório sincicial (VSR), que é uma das principais causas de internações em crianças com problemas respiratórios, como bronquiolite e bronquite.

Ele foi identificado pela primeira vez na Holanda em 2001. Desde então, o HMPV tem sido detectado em diversos países ao redor do mundo, incluindo Índia, Austrália e Brasil, onde o vírus circula desde 2004.

O número de casos de metapneumovírus tem subido rapidamente, especialmente no norte da China, afetando principalmente crianças. Especialistas, no entanto, afirmam que o risco de uma nova pandemia, como a da COVID-19, é muito baixo.

Sintomas do Metapneumovírus

Os sintomas mais comuns do HMPV são:

  • Tosse
  • Febre
  • Congestão nasal
  • Falta de ar (em casos mais graves)

Embora o vírus geralmente cause sintomas leves, como um resfriado, ele pode evoluir para bronquite ou pneumonia em algumas pessoas, especialmente em grupos de risco.

O HMPV é altamente contagioso e se espalha principalmente de pessoa para pessoa por meio de secreções respiratórias, como ao tossir ou espirrar. O vírus também pode ser transmitido por contato direto, como apertos de mão, ou ao tocar superfícies contaminadas e, em seguida, levar as mãos aos olhos, boca ou nariz.

Tratamento e Prevenção

Saúde do Acre recomenda uso de máscara contra nova variante da Covid-19
Além da máscara, higienização das mãos também é indicada – Foto: Reprodução/Canva

Atualmente, não existe um tratamento antiviral específico nem vacina contra o metapneumovírus. O tratamento é focado em aliviar os sintomas, como dor e febre, utilizando medicamentos como paracetamol e ibuprofeno, conforme orientação médica.

Em casos mais graves, especialmente em pessoas com problemas respiratórios, os médicos podem prescrever corticosteroides (como prednisona) para reduzir a inflamação e melhorar a respiração.

O que fazer para evitar a infecção pelo HMPV?

Assim como outros vírus respiratórios, a melhor forma de prevenir o HMPV é seguir práticas básicas de higiene, como:

  • Lavar as mãos frequentemente
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes
  • Cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar
  • Desinfetar superfícies frequentemente tocadas

Com iformações do portal g1.