Ícone do site Portal Norte

Dengue: veja como vistoriar residências para evitar a doença

Dengue veja como vistoriar residências para evitar a doença

Eliminação de criadouros é a principal estratégia para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti - Foto: Antônio Lima/Secom

Apenas 10 minutos são suficientes para checar os locais onde o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, costuma colocar os ovos. A estratégia é importante para combater a doença.

As residências são espaços que concentram 74,8% dos criadouros do mosquito em todo o país, conforme o Ministério da Saúde.

O Aedes aegypti se reproduz em água parada. Portanto, pequenas ações no nosso dia a dia podem fazer uma grande diferença na prevenção.

É fundamental olhar lugares que podem acumular água, mas que passam despercebidos pela população, como calhas, pneus, vasos de planta, baldes, comedouros de animais e ralos.

É orientado que a população não só jogue a água, mas esfregue, porque os ovos têm uma espécie de substância que faz com que fique aderido à parede desse recipiente.

Vistoria uma vez por semana

O mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, vive e se reproduz dentro e ao redor das nossas casas.

Agindo uma vez por semana na limpeza de criadouros, a população interfere no desenvolvimento do vetor, já que o ciclo de vida, do ovo ao mosquito adulto, é de 7 a 10 dias.

Com uma ação semanal, é possível impedir que ovos, larvas e pupas do mosquito cheguem à fase adulta, freando a transmissão da doença.

O que fazer?

Em caso de sintomas

Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta, de início abrupto, que geralmente dura de dois a sete dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele.

Em caso de suspeita de dengue, é importante aumentar a hidratação e evitar a automedicação.

Além disso, é possível realizar testes para identificar a doença e fazer o tratamento adequado.

O diagnóstico correto só pode ser feito pelo médico. Busque assistência médica na unidade de saúde mais próxima.

Sair da versão mobile