Uma pesquisa divulgada pelo Observatório de Saúde na Infância (Observa Infância), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), revelou que as crianças de até 5 anos são as maiores vítimas da dengue no Brasil. O maior número de casos registrados está na faixa de 10 a 14 anos.

O observatório avaliou as informações divulgadas pelo Ministério da Saúde nas primeiras dez semanas epidemiológicas de 2024, que foi até 9 de março.

O coordenador do Observa Infância, Cristiano Boccolini, informou que, apesar de concentrar o menor número de casos entre as crianças, a faixa etária entre zero e cinco anos é a que registra o maior número de mortes causadas pela dengue até o momento.

O estudo aponta que o maior número de casos registrados está entre os adolescentes de 10 a 14 anos, com 41,8% dos registros, seguidos pela faixa de 5 a 9 anos, com 33,7% dos registros e 24,5% em menores de 5 anos. Os números totais chegam a 239.402 casos em crianças de até 14 anos.

Óbitos de crianças

São 52 mortes registradas – 16 confirmadas e 36 em investigação – em crianças de até 14 anos, com maior incidência nas crianças de até 5 anos.

Maiores vítimas de morte ocasionadas pela dengue, as crianças de até 5 anos correspondem a 44,2% dos óbitos totais. A faixa etária de 5 a 9 anos representou 32,7% das mortes e as crianças de 10 a 14 anos correspondem por 23,1% das mortes.

Vacinação contra a dengue

A vacinação contra a dengue no Brasil começou em fevereiro. No Amazonas, as primeiras doses foram entregues pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-RCP) no ínicio de fevereiro e a aplicação começou no dia 22 de fevereiro, em Manaus. O público-alvo da campanha são as crianças entre 10 e 14 anos.

Os endereços e horários de aplicação da vacina contra a doença podem ser conferidos no site oficial da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa), junto com as salas de vacinação disponíveis.