O Governo do Distrito Federal (GDF) ampliou o número de papa-entulhos para combater o descarte irregular de resíduos em áreas públicas.
A medida, coordenada Serviço de Limpeza Urbana (SLU), visa principalmente evitar a proliferação de doenças, como a dengue.
A previsão é de que haja a construção de mais 20 novas unidades de papa-entulhos no Distrito Federal.
“O aumento no uso dos papa-entulhos, em si, é positivo pois mostra que parte da população está descartando os próprios resíduos nos locais adequados. Essa conscientização é necessária principalmente no atual momento de combate à dengue. Agora o SLU está realizando novas ações para evitar qualquer acúmulo de entulho nos nossos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs)”, diz o diretor-presidente do SLU, Silvio Vieira.
Força-tarefa
Nesta semana, o SLU realizou força-tarefa devido a alta demanda do Serviço de Limpeza Urbana.
Foram disponibilizadas caçambas adicionais, para podas de galhos, nos 23 papa-entulhos espalhados pelo DF, o que, segundo Saulo, demandou a mobilização de mais máquinas e profissionais para recolher os materiais.
“Nossa meta é entregar dez novos PEVs ainda em 2024, beneficiando diversas regiões que sofrem com o problema do descarte irregular de resíduos”, destaca Silvio.
Os equipamentos recebem gratuitamente resíduos da construção civil, restos de podas, recicláveis, móveis e outros resíduos volumosos.
De acordo com o SLU, os papa-entulhos receberam mais de 31 mil toneladas de resíduos em 2023.