O Governo do Distrito Federal já retirou, desde o início do ano, mais de 17 mil toneladas de lixo de regiões administrativas do DF. A força-tarefa, realizada entre diversos órgãos, objetiva minimizar a epidemia de dengue.
A ação faz parte de uma série de medidas anunciadas pelo governador Ibaneis. No último final de semana foram retirados das ruas 9 mil toneladas de lixo para evitar o acúmulo de água parada e consequente proliferação do mosquito Aedes Aegypti.
Na semana passada, o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) disponibilizou caçambas adicionais para auxiliar no descarte de resíduos em áreas públicas.
“A população precisa saber que o descarte irregular é um crime ambiental. Temos equipamentos adequados, como os papa-entulhos, para evitar essa prática. É inadmissível que, com todos os recursos disponíveis, ainda enfrentemos esse problema. Cada cidadão tem um papel muito importante na manutenção da limpeza urbana e na preservação do meio ambiente”, destacou Silvio Vieira, diretor-presidente do SLU.
Lei Distrital
A Lei Distrital 5.418/2014 estabelece a Política Distrital de Resíduos Sólidos e define os procedimentos para a gestão adequada dos resíduos. O texto proíbe o descarte em locais não autorizados e prevê multa para os infratores.