O Centro de Ensino Fundamental Sargento Lima, localizado em Santa Maria, vêm desenvolvendo junto aos seus alunos repelentes naturais contra o mosquito Aedes Aegypti.
O objetivo principal é não só combater o mosquito da Dengue, mas também manter a a escola e seus alunos a salvo da doença. Através de oficinas de preparo e o uso do repelente à base de citronela, a escola promove a capacitação dos alunos.
O professor de biologia, Jerbal José de Araújo, que está a frente do projeto, afirma que a iniciativa é essencial no combate à doença. Com o aumento dos casos de Dengue no DF, o projeto vêm se tornando cada vez mais necessário.
“A iniciativa faz parte de um esforço mais amplo da comunidade escolar para proteger não apenas os estudantes, mas também suas famílias e a vizinhança”, afirma o professor.
Ainda sobre o repelente, segundo a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), repelentes naturais à base de ingredientes naturais como, álcool, cravo-da-índia, e folhas frescas de citronela têm se mostrado proteções eficazes contra a Dengue.
Jerbal José de Araújo reforça o compromisso da escola em seguir a normas e padrões de segurança estabelecidos pelas autoridades de saúde. Além disso, o professor destaca que a escola vêm promovendo ações de conscientização e de limpeza contra a Dengue.
O professor conclui dizendo que o projeto desenvolvido pelos alunos, visa demonstrar que “a educação e a conscientização são ferramentas poderosas na prevenção de doenças”.