O governo federal junto a Administração Regional do Plano Piloto têm intensificado as medidas de combate a doença nos últimos dias. Entre as ações, a diminuição do acúmulo de lixo nos municípios vêm sendo um dos focos no DF.
Ainda nesta semana, a operação conseguiu a retirada de 145 toneladas de resíduos das áreas públicas do Plano Piloto. A previsão é de que, nas próximas semanas, as quadras 400 e 900 das Asas Sul e Norte e Noroeste recebam o apoio da iniciativa.
Desde o início da mobilização, cerca de 50 toneladas de lixo já estão fora das ruas. Entre os principais itens descartados estavam eletrodomésticos, latas, garrafas, vasos sanitários, lixo verde e também pneus velhos.
Durante a operação, também houve a aplicação de larvicidas em possíveis focos do mosquito aedes aegypti na região. A aplicação está sendo realizada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) que visa a conscientização de todos.
A Administração Regional do Plano Piloto informou que o objetivo da operação pretende “é incentivar o morador a fazer o descarte adequado desses tipos de materiais, que muitas vezes estão armazenados no fundo do quintal, podendo acumular água e servir de criadouro para o mosquito.”