Nesta segunda-feira (9), a praia da Ponta Negra, recebeu um cerquite para delimitar fisicamente a área de interdição para banhistas.
Com sinalização, tendo 1,20 metro de altura e 1.500 metros de extensão, a limitação física foi feita para impedir a passagem e conscientizar algumas pessoas que ainda insistem em tomar banho no rio, no trecho interditado.
+ Envie esta notícia no seu Whatsapp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
Trinta placas informativas, em destaque vermelho, sobre a proibição de uso da praia para o banho estão instaladas em diversos pontos da faixa de areia e nos acessos.
A decisão de interditar a praia para o banho, em razão de segurança e de prevenção contra afogamentos, ocorre devido à proximidade entre o fim do aterro perene e o leito natural do rio, que pode apresentar alterações no terreno, como buracos, desníveis e depressões.
Interditada para banhos
O prefeito assinou o decreto 5.697, no dia 2 de outubro, sobre a medida que interditou por 90 dias a praia do complexo turístico Ponta Negra, para o banho, em razão da vazante que atinge o Estado, em 2023.
Desde a interdição, conforme a cota no porto de Manaus, o rio Negro desceu ainda mais 88 centímetros, estando na última medição, feita nesta segunda-feira, em 14,41 metros.
Durante a interdição, o banho no rio fica proibido.
A faixa de areia da praia da Ponta Negra está ampliada com a grande descida das águas e seguirá acessível, para uso de atividades esportivas e recreativas, assim como o funcionamento de todo o calçadão e demais estruturas do complexo.
Na última interdição por conta da seca dos rios, ocorrida em 2015, a praia foi interditada por medida de segurança quando o rio Negro ficou abaixo da cota de 16 metros, após análise, laudo e relatórios de órgãos responsáveis, comprovando que a mesma não se encontrava própria para banho, naquela época.
RELACIONADAS