Ícone do site Portal Norte

Cerquite é instalada para impedir banho de rio na praia da Ponta Negra

O acesso a faixa de areia da praia segue liberada

O acesso à faixa de areia da praia segue liberado - Foto: Phil Limma/Semcom

Nesta segunda-feira (9), a praia da Ponta Negra, recebeu um cerquite para delimitar fisicamente a área de interdição para banhistas.

Com sinalização, tendo 1,20 metro de altura e 1.500 metros de extensão, a limitação física foi feita para impedir a passagem e conscientizar algumas pessoas que ainda insistem em tomar banho no rio, no trecho interditado.

Envie esta notícia no seu Whatsapp

Envie esta notícia no seu Telegram

Trinta placas informativas, em destaque vermelho, sobre a proibição de uso da praia para o banho estão instaladas em diversos pontos da faixa de areia e nos acessos.

A decisão de interditar a praia para o banho, em razão de segurança e de prevenção contra afogamentos, ocorre devido à proximidade entre o fim do aterro perene e o leito natural do rio, que pode apresentar alterações no terreno, como buracos, desníveis e depressões.

Praia da Ponta Negra recebe cerquite para delimitação física da interdição para o banho – Foto: Phil limma / Semcom

Interditada para banhos

O prefeito assinou o decreto 5.697, no dia 2 de outubro, sobre a medida que interditou por 90 dias a praia do complexo turístico Ponta Negra, para o banho, em razão da vazante que atinge o Estado, em 2023.

Desde a interdição, conforme a cota no porto de Manaus, o rio Negro desceu ainda mais 88 centímetros, estando na última medição, feita nesta segunda-feira, em 14,41 metros.

Durante a interdição, o banho no rio fica proibido.

A faixa de areia da praia da Ponta Negra está ampliada com a grande descida das águas e seguirá acessível, para uso de atividades esportivas e recreativas, assim como o funcionamento de todo o calçadão e demais estruturas do complexo.

Na última interdição por conta da seca dos rios, ocorrida em 2015, a praia foi interditada por medida de segurança quando o rio Negro ficou abaixo da cota de 16 metros, após análise, laudo e relatórios de órgãos responsáveis, comprovando que a mesma não se encontrava própria para banho, naquela época.

RELACIONADAS

+Praia da Ponta Negra está interditada para banho em Manaus

Sair da versão mobile