Em Itacoatiara, a seca dos rios interfere no trajeto das crianças até à escola na comunidade do Januário, a 176 quilômetros de Manaus.

O Portal Norte recebeu um vídeo sobre o cenário da estiagem severa naquela localidade, nesta sexta-feira (27).

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Por meio de nota, a Prefeitura de Itacoatiara informou que antecipou o calendário de férias para novembro e que não há “prejuízos pedagógicos”.

A gestão municipal, no entanto, não respondeu sobre a situação enfrentada pelos comunitários do Januário.

Sofrimento dos alunos

Uma moradora da Zona Rural do município, que não teve o nome divulgado, registrou o percurso “sofrido” dos alunos para assistir aula no interior do Amazonas.

Nas imagens, a comunitária descreve como é o percurso dos alunos, que precisam enfrentar longas distâncias para ter acesso à educação.

“As crianças sofrem muito. Estão vendo a dificuldade (mostra a praia). Essa é a realidade daqui. As crianças estudam pela manhã, das 7h Às 11h. Tem criança que pega o barco 5h30 para não perder aula”, relatou.

A denunciante também afirma que há alternativa, no entanto, não há vontade política.

“[…] depois de ter uma escola aqui dentro (da comunidade), escola desativada. Infelizmente, os políticos, as autoridades, não olham para esse lado. Olha o sofrimento”, lamenta.

Veja desabafo de moradora sobre a seca dos rios:

Confira nota da prefeitura na íntegra:

Devido a severa estiagem que atinge todo o Amazonas, a Secretaria Municipal De Educação do município de Itacoatiara entrou com um pedido ao Conselho Municipal de Educação onde obtiveram aprovação de um calendário especial, sem prejuízos pedagógicos, antecipando as férias para o próximo mês de novembro e dezembro, retornando no mês de janeiro. O calendário seguirá em todas as unidades escolares em área de várzea.

A Prefeitura de Itacoatiara já atendeu mais de 830 famílias, em 18 comunidades levando assistência humanitária a regiões afetadas pela estiagem, o cronograma de assistência continua destinando água potável, cestas alimentícias, medicamentos e kits de higiene.

RELACIONADAS

+ Seca no AM: intervenções em gravuras precisam de autorização, diz Iphan

+ Seca histórica: Rio Negro não registra descida e estabiliza em 12,70 m

+ Seca no AM: mais dois municípios entram em situação de alerta