A Bacia do Solimões registra o início do processo de enchente, assim como o Rio Negro, em Manaus.

É o que revelou nesta terça-feira (21), o 53º Boletim de Alerta Hidrológico da Bacia do Amazonas do Serviço Geológico do Brasil (SGB).

Envie esta notícia no seu WhatsApp

Envie esta notícia no seu Telegram

O Boletim contém dados das informações geradas a partir do Sistema de Alerta Hidrológico (SAH).

O pesquisador em geociências Andre Santos afirma que na maior parte das estações monitoradas já se iniciou o processo de enchente.

“Com exceção do Alto Rio Negro, médio Rio Negro e o Rio Branco, em Roraima. Nestas bacias as mínimas são observadas no início de cada ano, entre fevereiro e abril dependendo da localidade. Nas demais, podemos dizer que já estamos no período de cheia, mesmo observando as chuvas abaixo do esperado.”

Níveis dos rios

O Rio Negro apresentou pequenas descidas no município de São Gabriel da Cachoeira, e manteve as subidas em Tapuruquara e Barcelos.

Em Manaus, o rio tem subido regularmente desde o último dia 18 de novembro, o que confirma o fim do período de vazante e o início do processo de cheia.

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

A Bacia do Solimões apresenta subidas regulares ao longo de toda a calha.

Em Manacapuru, sobe uma média diária de 14cm ao dia; Itapeuá, 22cm; Fonte Boa com subidas regulares e Tabatinga pode ainda apresentar pequenas oscilações dentro do período de enchente, ratificando o início deste processo.

O Rio Amazonas apresentou subidas em Itacoatiara e Parintins.

RELACIONADAS

+ Seca no AM: Rio Negro sobe 24 cm nos últimos cinco dias, diz Defesa Civil

+ Seca no AM: 598 mil pessoas já foram afetadas no estado