O nível do rio Madeira preocupa, com previsão de que afete a distribuição de água em algumas cidades de Rondônia, como a capital Porto Velho.
A seca deste ano é severa na região Norte e o Governo Estadual já determinou o estado de emergência em Rondônia. O decreto, assinado na última quinta-feira (4), prevê 180 dias de situação emergencial.
Outro aspecto que sofre influência da seca em Rondônia é a oferta de aulas nas escolas onde o acesso é principalmente por via fluvial. O Governo estuda retomar as aulas on-line.
A medição atual indica que a vazante deixou o rio Madeira, que começa na Bolívia e termina no Amazonas, com 3,86 metros. A medição é do boletim hídrico de 1º a 8 de julho.
No ano passado, o mesmo período registrava 6,30 m na medição oficial. Isto representa uma diferença de 5,44 m em relação ao observado em 2024.
A Defesa Civil está ampliando a atuação nos municípios onde a estiagem é mais crítica. A previsão é de que a seca supere os efeitos desastrosos de 2023 na região, quando o rio atingiu o menor nível em 56 anos.
Atualize-se com o Portal Norte, cobrimos as últimas notícias do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações com credibilidade para você.