Na manhã desta quarta-feira (9), caminhoneiros fecharam o Porto da Ceasa, relatando dificuldades de travessia nas balsas devido à seca extrema no Amazonas. Em entrevista à TV Norte Amazonas, eles afirmaram que estão enfrentando esse problema há sete dias e encontram dificuldades para chegar ao Careiro da Várzea.

A situação permanece crítica, e os caminhoneiros pedem ajuda do governo federal para encontrar uma solução para a travessia, a fim de evitar prejuízos com a carga.

Segundo os caminhoneiros, as carretas estão tendo dificuldades para acessar a rampa de embarque e descarregar os materiais. Uma travessia que costumava durar 1 hora agora leva até 2 horas, resultando em grandes perdas de frutas e verduras, que ficam completamente estragadas.

Na tarde desta terça-feira (8), uma longa fila de caminhões se formou nas proximidades do Porto da Ceasa, intensificando os atrasos e prejudicando o transporte de mercadorias.

Seca no AM, rio Negro registra 12,11 m nesta quarta (9)

Após atingir seca histórica, o nível do Rio Negro em Manaus continua sua trajetória de queda, alcançando nesta quarta-feira (9) a marca de 12,11 metros, de acordo com o Porto da capital. Este é o menor nível registrado desde o início do monitoramento em 1902, o que reflete 122 anos de dados.

O coordenador nacional dos Sistemas de Alerta Hidrológico, Artur Matos, destacou que, embora já tenha sido notado o início das chuvas em algumas áreas da bacia, como próximo a Tabatinga (AM). O volume de água ainda é insuficiente para provocar uma elevação consistente nos níveis dos rios.