Um vídeo que circula nas redes sociais tem gerado preocupação ao mostrar crianças se jogando da Ponte do Rio Negro, mesmo com o nível das águas bastante baixo. As imagens, capturadas por uma jovem, revelam os pilares da ponte expostos, uma clara evidência da baixa vazão do rio.
Enquanto filma, a jovem expressa sua hesitação em pular, lembrando das experiências passadas. “Costumava pular da ponte, mas agora estou com medo. Na última vez que pulei, senti uma dor no peito. A gente pula, mas é ‘uó’”, relatou.
No entanto, essa cautela parece não se refletir em todas as crianças. Impulsionada pela emoção do momento, uma delas decide se lançar no rio, ignorando os alertas sobre a situação perigosa. É importante ressaltar que afogamentos nas proximidades da ponte são frequentes.
Para garantir a segurança dos banhistas, a Praia da Ponta Negra está interditada, e o banho no rio é estritamente proibido. Este mês, o nível do Rio Negro atingiu a menor cota registrada nos últimos 122 anos.
Ademais, na última sexta-feira (25), o Rio Negro registrou queda após 11 dias de subida.
Seca histórica do Rio Negro
Antes do atual recorde, de 2024, considerava-se a pior seca dos rios amazônicos a de 2023. No ano passado, o Rio Negro chegou a 12,70 metros no dia 26 de outubro. Por outro lado, a atual seca quebrou o recorde com muitos dias de antecedência, no dia 4 de outubro.
Cinco dias depois, as águas escuras desceram até atingir a pior marca da história, os 12,11 metros. Apesar do cenário crítico de estiagem, tudo indica que a recuperação em 2024 seja mais rápida do que em 2023.