O governo federal inicia nesta segunda-feira (4) o pagamento do Auxílio Extraordinário para cerca de 148 mil pescadores e pescadoras da Região Norte, impactados pela seca histórica deste ano.

O benefício, no valor de R$ 2.824, será depositado na conta da Caixa Econômica Federal. O objetivo é apoiar famílias cuja atividade pesqueira foi severamente prejudicada pela estiagem nos estados do Acre, Amazonas, Pará e Rondônia.

O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) informa que o banco pagará diretamente na conta bancária do beneficiário ou abrirá automaticamente uma conta poupança social digital. No total, o governo disponibilizará mais de R$ 418 milhões.

Têm direito ao auxílio pescadores que já receberam o seguro-desemprego do pescador artesanal e que residem em municípios da Região Norte em situação de emergência devido à seca, reconhecida pelo governo federal.

Para ter acesso ao benefício, o interessado deveria se cadastrar no município até o dia 8 de outubro.

O Amazonas destaca-se como o estado com o maior número de beneficiários, com quase 79 mil pessoas em 49 municípios. No Acre e em Rondônia, a medida abrangerá pescadores de 22 municípios em cada estado.

No Pará, além da capital Belém e do município de Muaná, outros 19 municípios também terão trabalhadores aptos a receber o auxílio.

O governo federal instituiu o apoio por meio da Medida Provisória (MP) 1.263/2024. A medida visa atender as famílias de pescadores artesanais que sofrem as consequências da seca extrema que atinge a região Norte desde junho deste ano.

A lista com os municípios contemplados e a quantidade de beneficiários está disponível na página do MPA.

*Com informações da Agência Brasil