O futuro do empreendedorismo no Brasil é feminino. Conforme o relatório da pesquisa Monitor Global de Empreendedorismo 2023.

Segundo o relatório, em 2023, dos 47,7 milhões de empreendedores com intenção de entrar no mercado até 2026, as mulheres representavam 54,6% dos potenciais empreendedores no Brasil. Os números contrastam com a pesquisa do ano anterior, em que os homens ainda dominavam com um percentual de 55%.

O perfil da mulher empreendedora no Brasil

O relatório técnico do Sebrae sobre o empreendedorismo feminino divulgado em março de 2024 aponta que, no Brasil, existem cerca de 30 milhões de pessoas que trabalham por conta própria. Deste total, as mulheres somam mais de 10 milhões de donas do seu próprio negócio.

Ainda segundo a publicação, 49,8% das empreendedoras se declaram negras, o que mostra que o trabalho feminino no Brasil é diverso.

Além disso, 41,3% das mulheres possuem Ensino Médio e 20,5% possuem Ensino Fundamental completo. Ainda assim, a maior participação feminina no mundo empreendedor é de mulheres entre 30 e 39 anos. 

Em relação à natureza do negócio, 55,9% das mulheres que abriram sua própria empresa atuam no ramo de serviços, seguidas dos 25,4% que estão no setor de comércio.

O lado negativo do empreendedorismo feminino

O lado negativo deste dado, segundo outro relatório do Data Sebrae, é que 75% das mulheres se sentem sobrecarregadas em ter que cuidar da empresa, dos filhos ou crianças, ou idosos, ou parentes ao mesmo tempo, enquanto apenas 55% dos homens já tiveram esse sentimento alguma vez.

Mas, por mais que a participação feminina esteja crescendo no panorama do trabalho brasileiro, infelizmente, o setor ainda é dominado por homens. Basta observar que o mercado fechou 2023 com uma taxa de participação masculina de 66,1%, contra 33,9% de participação feminina.

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