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Auxílio Maternidade: Quem tem direito e como solicitar

O auxílio-maternidade se trata de uma importante ajuda financeira

O auxílio-maternidade se trata de uma importante ajuda financeira - Foto: Freepik

O Auxílio Maternidade é um benefício destinado a apoiar as mães durante o período de licença após o nascimento de um filho. 

Mulheres que trabalham com registro em carteira e contribuem para a Previdência Social têm direito ao auxílio durante a licença maternidade, que geralmente dura 120 dias.

Nesse sentido, o auxílio-maternidade se trata de uma importante ajuda financeira nesse período tão importante e repleto de novos gastos.

Quem tem direito ao Auxílio Maternidade?

Além das mulheres que passaram por parto ou adoção de crianças de até 12 anos, aquelas que sofrerem um aborto não criminoso ou derem à luz a um feto natimorto também possuirão o direito de receber esse benefício, porém, em situações distintas, sendo:

Como solicitar o Auxílio Maternidade?

Para solicitar o benefício do salário-maternidade, mulheres desempregadas ou MEI, podem fazer o requerimento diretamente pela internet, no portal de atendimento Meu INSS.

Basta utilizar sua inscrição no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e fazer um cadastro para ter acesso ao site. As demais regras e condições para obter o benefício poderão ser encontradas dentro da página na internet. 

Já para pessoas empregadas, a solicitação do auxílio maternidade deverá ser feita diretamente na empresa, onde a funcionária deverá fornecer o atestado médico indicando a data estimada para o parto.

É possível que a mulher se ausente até 28 dias antes do parto, mas esse período será deduzido dos 120 dias de licença previstos pela lei. 

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