A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou um aumento nas tarifas de energia elétrica. Neste mês de setembro, a Aneel adotou a bandeira vermelha e o motivo é por conta das previsões de chuvas abaixo da média.
Agosto e setembro costumam ser o mês em que as temperaturas elevadas e a precipitação ficam abaixo da média, e o mês que faz muito calor e chove pouco.
Mas o Brasil enfrenta a pior seca da sua história, cenário preocupante que levou a Aneel a acionar o recurso emergencial.
Saiba sobre o aumento da conta de luz
A bandeira vermelha patamar 2 corresponde a um acréscimo de R$ 7,877 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Seu acionamento quebrou a sequência de bandeira verde iniciada em abril de 2022, sustentado pelo volume de chuvas combinado à geração de energia renovável no país.
As usinas hidrelétricas têm sido muito usadas. Em meio ao período de estiagem, com chuvas abaixo da média, os reservatórios esvaziaram mais rápido, o que levou ao acionamento de termelétricas. É o que explicou Edvaldo Santana, ex-diretor da Aneel e professor aposentado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Essa previsão do professor se encaixa com a estimativa do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), cuja análise aponta que a seca deve piorar ao longo de setembro, outubro e novembro, pelo menos.
A Amazonas Energia é a unidade consumidora de energia elétrica em Manaus e é através dela que você tem acesso à sua conta de energia, o que você consumiu durante o mês e sobre a sua bandeira tarifaria. Saiba aqui nesse link como emitir a sua segunda via da conta de luz.
O Portal Norte é sua fonte de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações atualizadas diariamente.