Manaus enfrenta uma situação climática extrema, com altas temperaturas e seca severa, resultando em um recorde no consumo de energia elétrica.
Nesta terça-feira (17), a cidade registrou um aumento na demanda por eletricidade, impulsionado pelas elevadas temperaturas que levam os moradores a utilizar intensivamente sistemas de climatização e ventilação, ultrapassando 1,8 mil megawatts, com um aumento de 6% no consumo.
Segundo o diretor técnico do Interior e de Relações Institucionais do órgão, Radyr Oliveira, o recorde fez com que acontecessem apagões em diversas regiões do Estado.
“A distribuição de energia em uma cidade como Manaus é muito sensível. Temos muitas áreas de invasão, com centenas de ligações clandestinas, o que acaba prejudicando a rede na totalidade. Esses fatores afetam a estabilidade do sistema e, por isso, desligamentos pontuais podem acontecer, especialmente em áreas mais vulneráveis”, afirmou Radyr Oliveira.
Recorde anterior de consumo de energia elétrica
O recorde anterior havia sido registrado em outubro de 2023, quando atingiu 1.748 MW. O elevado consumo de energia local influenciou o da Região Norte. Na segunda-feira, o sistema também bateu recorde com 8.832 MW, segundo os dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
Seca no Amazonas
A seca no Amazonas continua a causar prejuízo à população e já afeta mais de 460 mil pessoas (veja fotos), segundo dados do Boletim Estiagem, do Governo do Estado, publicado na última segunda-feira (16).
O governador Wilson Lima declarou situação de emergência para os 62 municípios. Vários daqueles que dependem da água para locomoção ou para receber insumos estão isolados.
Um dos casos onde os efeitos devastadores da seca torna-se mais perceptível é o Lago do Aleixo, localizado no bairro Colônia Antônio Aleixo, na zona Leste de Manaus.
Portal Norte traz as últimas notícias do Norte do Brasil, cobrindo Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Fique atualizado com nosso conteúdo confiável.