Entre as principais recomendações, está o incentivo para que os usuários conheçam e calculem o consumo de seus eletrodomésticos, entendendo como cada aparelho contribui para o valor total da conta de energia. Ao tomar consciência desse consumo, os consumidores podem adotar medidas práticas para combater o desperdício de energia.
Reduzir o valor da conta de energia elétrica pode trazer uma economia significativa no fim do mês e, ao mesmo tempo, contribuir para o uso mais consciente dos recursos naturais. Aqui estão algumas dicas práticas que podem ajudar a diminuir o consumo de energia em sua casa:
Instalações: fios mal dimensionados nas instalações elétricas geram superaquecimento e desperdiçam energia, além de provocar acidentes quando fizer instalações. Chame um eletricista competente, que lhe oriente a usar fios capazes de suportar a corrente consumida por lâmpadas e eletrodomésticos.
Lâmpadas: faça a iluminação da sua residência ou estabelecimento com racionalidade, ligue quando usar e desligue quando não precisar mais e se informe com profissionais capacitados sobre lâmpadas com a potência adequada para cada ambiente.
Eletrodomésticos: Alguns eletrodomésticos, como refrigeradores, chuveiros elétricos, máquinas de lavar, aquecedores de água, ferros de passar, carregadores e condicionadores de ar, podem consumir muita energia se usados de forma inadequada. Para economizar, é recomendável evitar o uso desses aparelhos durante o horário de pico do sistema elétrico, que no Amazonas ocorre entre 20h e 22h59.
Como calcular o consumo da energia elétrica?
É fácil calcular a energia consumida por um aparelho elétrico ou lâmpada durante o tempo em que ficam ligados, tendo as seguintes informações:
- A potência de cada aparelho ou lâmpada (que é medida em watts):
Normalmente ela é indicada em plaquetinha que o fabricante aplica no aparelho, ou consta no manual de instruções;
- Tempo em que o aparelho fica ligado durante o mês. Aplicando a seguinte fórmula, você calcula o consumo desse aparelho em quilowatts-horas:
Consumo em kWh = (potência x horas de uso) / 1000
Tarifa social como solicitar?
A Tarifa Social de Energia Elétrica é um programa do Governo Federal que oferece descontos na conta de luz para famílias de baixa renda.
Um dos integrantes da família deve solicitar à distribuidora de energia elétrica a classificação da unidade consumidora na subclasse residência de baixa renda.
Seu ponto de acesso para notícias no Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e
Rondônia é o Portal Norte. Informações atualizadas e de confiança.