As recentes mudanças na Reforma da Previdência impactaram diretamente as regras de aposentadoria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Com isso, o sistema previdenciário brasileiro passou por ajustes que seguem em um período de transição até 2033, quando todas as novas diretrizes estarão em vigor.
Confira as principais mudanças e requisitos para se aposentar no próximo ano.
Idade mínima e tempo de contribuição
A Reforma da Previdência estabeleceu idades mínimas para que os contribuintes possam solicitar a aposentadoria pelo INSS. Em 2024, as mulheres poderão se aposentar a partir dos 58 anos e 6 meses. Já os homens terão o direito de se aposentar a partir dos 63 anos e 6 meses.
Além da idade, é necessário cumprir o tempo mínimo de contribuição. Para as mulheres, esse período é de 30 anos, enquanto para os homens é de 35 anos.
Essas exigências, no entanto, aumentarão progressivamente até 2031 para as mulheres, que precisarão de 62 anos para se aposentar. Já para os homens, o requisito subirá até 2027, quando será exigido que tenham 65 anos para obter o benefício.
Aposentadoria dos trabalhadores rurais
Os trabalhadores rurais contam com critérios distintos para a aposentadoria. Em 2024, as mulheres que atuam no campo poderão se aposentar aos 57 anos, enquanto os homens terão direito ao benefício a partir dos 60 anos.
Entretanto, ambos precisarão comprovar ao menos 15 anos de atividade rural para se enquadrarem nesses critérios.
As mudanças implementadas pela Reforma da Previdência visam ajustar o sistema de aposentadoria à realidade demográfica e econômica do país. Mesmo assim, os trabalhadores precisam ficar atentos às novas regras para garantir a aposentadoria de forma tranquila.
Portal Norte traz as últimas notícias do Norte do Brasil, cobrindo Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Fique atualizado com nosso conteúdo confiável.