Agricultores familiares do município de Cantá, em Roraima, estão sendo contemplados por ações de inclusão social e cidadania através do Mutirão de Documentação das Trabalhadoras Rurais e do Incra Itinerante.

Os eventos, que acontecem nos dias 10 e 11, estão sendo realizados na Escola Municipal Cristo Redentor, na Vila São José. Os atendimentos ocorrem das 9h às 17h, com acesso gratuito a diversos serviços essenciais.

Ações voltadas às comunidades rurais

O mutirão atende moradores de diversos projetos de assentamento, como Quitauaú, Esperança, União, Jacamim, Tatajuba, Pau Rainha, Seringueira, Pau Brasil e Terra Nova. A proposta é levar até essas comunidades serviços que garantam acesso à documentação, benefícios sociais e orientações técnicas.

Segundo Evangelista Siqueira, superintendente do Incra em Roraima, a adesão da população no primeiro dia demonstra a importância da ação. “Recebemos mais de 300 pessoas no primeiro dia, reforçando a necessidade de levar serviços diretamente às comunidades rurais,” afirmou.

Serviços ofertados e parcerias

O evento é fruto de uma parceria entre o Incra, a Prefeitura de Cantá e outros órgãos públicos. Entre os serviços oferecidos estão:

  • Cadastro Único e Bolsa Família: Auxílio na inscrição e atualização de informações;
  • Licenças ambientais: Orientação e emissão de documentos para atividades agrícolas;
  • Defensoria Pública de Roraima: Atendimento jurídico;
  • Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA): Informações sobre programas para agricultores familiares;
  • Secretaria Estadual de Saúde (Sesau): Palestras sobre saúde da mulher, distribuição de autotestes de HIV, preservativos e lubrificantes.