O mutirão nacional de renegociação de dívidas é uma iniciativa que visa ajudar os consumidores a regularizarem suas pendências financeiras de forma facilitada, por meio de condições especiais concedidas por bancos e instituições financeiras. 

E nesta segunda-feira (16) iniciou a segunda fase deste mutirão nacional, coordenado pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça. 

A ação promovida em parceria com órgãos de defesa do consumidor é uma oportunidade para quem deseja colocar as contas em dia e recuperar o equilíbrio financeiro.

O que é Renegocia Divida?

O mutirão “Renegocia” é uma iniciativa do governo federal destinada a ajudar consumidores a regularizar suas pendências financeiras com condições mais acessíveis.

Durante o evento, os participantes podem negociar dívidas com bancos, empresas de telefonia, fornecedores de energia elétrica, companhias de água e outros prestadores de serviço.

Com o objetivo de facilitar o pagamento das dívidas, o programa oferece condições especiais para aqueles que desejam quitar suas pendências financeiras, com descontos em juros, prazos ampliados e parcelamentos facilitados. A ação segue até o dia 17 de janeiro de 2025.

Quem pode participar do mutirão de renegociação de dividas?

Qualquer consumidor que esteja com contas atrasadas pode participar da ação, desde que tenha dívidas registradas junto a instituições financeiras ou prestadoras de serviços conveniadas.

Isso inclui pessoas físicas que enfrentam dificuldades financeiras e precisam renegociar pendências com cartões de crédito, empréstimos bancários, planos de telefonia, entre outros.

Como faço para participar do “Renegocia Divida”?

A forma mais prática e rápida de participar do “Renegocia!” é pela internet. Para isso, o consumidor deve acessar o site www.consumidor.gov.br, uma plataforma criada pelo governo para facilitar o contato entre consumidores e empresas. 

Na plataforma, será possível visualizar todas as opções de renegociação disponíveis, incluindo as condições oferecidas pelas diferentes empresas.

  • Acesse o site www.consumidor.gov.br;
  • Faça o cadastro, se ainda não for cadastrado;
  • Selecione a opção “Renegociar Dívidas”;
  • Escolha a empresa com a qual deseja negociar;
  • Acesse as condições de negociação e siga as orientações para formalizar a proposta de pagamento.