Na última terça-feira (17), a prefeitura de Boa Vista entregou cadeiras de rodas personalizadas para crianças com deficiência. A ação é do programa “Viver sem Limites”.

No total, o programa pretende entregar 25 cadeiras de rodas até o final da semana em Boa Vista. Daniella Pereira, mãe de Isabelly, uma das crianças que recebeu a cadeira, relata o alívio de ver a filha com uma cadeira feita sob medida:

“A gente fica aliviada e muito feliz porque isso vai mudar a vida dela e a nossa também, né. Ela tem uma cadeira em casa que foi doada, mas essa é diferente. É dela. Foi feita para ela. É apropriada para a coluna e para o desenvolvimento corporal, porque ela não para de crescer. E estou muito feliz que ela gostou”, relatou Daniella.

De acordo com o secretário de Saúde de Boa Vista, Renato Maciel, a entrega das cadeiras de rodas reforça o compromisso da prefeitura em melhorar a qualidade de vida dessas crianças e de suas famílias, promovendo mais acessibilidade e criando oportunidades para o desenvolvimento de cada uma delas:

“O sentimento é de gratidão por possibilitar mais autonomia e respeito a essas crianças, que são e sempre serão prioridades no município”, declarou.

Para Darliane Corcino, mãe de Matheus, a entrega da cadeira de rodas é um presente antecipado de Natal:

“Estou muito feliz de ver ele sentadinho e sorrindo assim. Matheus é um menino bonito, inteligente, que vai para a escola e se desenvolve diariamente. Essa cadeira foi muito esperada e agora ela vai ajudar e muito na mobilidade, para levarmos ele aos lugares com mais facilidade e conforto, acima de tudo”, afirmou.

Programa ‘Viver sem Limites’

Criado pelo governo federal, a prefeitura de Boa Vista implantou o programa “Viver sem Limites” em 2023. O objetivo é melhorar a qualidade de vida de crianças com deficiência.

Além disso, ano passado, a capital Boa Vista entregou 55 aparelhos auditivos a pacientes que faziam acompanhamento otorrinolaringologista no Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA).

Ademais, as ações do programa são desenvolvidas a com base nos eixos de gestão e participação social; enfrentamento ao capacitismo e à violência; acessibilidade e tecnologia assistiva.

Por fim, a iniciativa também visa promover o direito à educação, cultura e emprego a pessoas com deficiência.

*Com informações da assessoria