O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO) anunciou o calendário de licenciamento para o ano de 2025. Os proprietários de veículos podem acessar a Central de Serviços no site oficial do Detran-RO para realizar os procedimentos necessários.

Como emitir a guia de pagamento

Para emitir a guia de pagamento, basta informar a placa do veículo e o número do Renavam na Central de Serviços do site.

Após a quitação de todos os débitos, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) estará disponível para emissão.

O documento pode ser obtido de forma digital pelo próprio proprietário no site do Detran-RO ou por meio da Carteira Digital de Trânsito (CDT).

Requisitos para regularizar o veículo

De acordo com Esli Ferreira, diretor Técnico de Veículos (DTV) do Detran-RO, além da taxa de licenciamento, o proprietário deve quitar todos os débitos pendentes relacionados ao veículo. Entre eles estão:

  • IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores);
  • Multas de trânsito, se houver;
  • Pendências administrativas ou jurídicas.

Os motoristas devem ficar atentos às datas do calendário para evitar atrasos e possíveis penalidades.

Algarismo Final da PlacaPrazo para Licenciar
1,2,3até 31 de março
430 de abril
530 de maio
630 de junho
731 de julho
829 de agosto
930 de setembro
031 de outubro

O licenciamento regularizado é essencial para garantir que o veículo esteja apto a circular nas vias públicas de forma legal e segura.

Saiba como receber sua CNH em casa com segurança

O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO) agora oferece aos motoristas a possibilidade de receber a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em casa por meio dos Correios.

O serviço, que começou a valer em 1º de janeiro de 2025, está disponível para todos os tipos de habilitação, como CNH, Permissão para Dirigir (PPD) e Permissão Internacional para Dirigir (PID).

De acordo com Aline Lima, gestora da Diretoria Técnica de Habilitação, trata-se de um serviço opcional, e o condutor que optar por essa modalidade deverá pagar, antecipadamente, o valor de R$ 32,17, referente ao custo postal.