Ícone do site Portal Norte

Polícia Civil deflagra operação Terra Tombada em município de Tocantins

Foram colhidos elementos de informações que vão possibilitar um aprofundamento das investigações

Ação visa subsidiar investigações sobre grupo suspeito de invadir e ameaçar posseiros que já estavam em uma fazenda na zona rural da cidade - Foto: Reprodução/ Jodacy Filho/ Governo do Tocantins

A Polícia Civil do Tocantins, por meio da 30ª Delegacia do município de Wanderlândia, iniciou a operação Terra Tombada na manhã de quarta-feira (26).

A operação teve por finalidade reunir provas para subsidiar as investigações e impedir conflitos agrários que estariam ocorrendo na região.

Esses conflitos seriam fomentados pela disputa de uma fazenda de aproximadamente 400 alqueires.

Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão em endereços de pessoas ligadas a um grupo que disputa a terra.

+ Envie esta íntegra no seu WhatsApp

+ Envie esta íntegra no seu Telegram

De posse da ordem judicial, policiais civis, foram até o local da invasão, onde encontram dez homens vivendo em um barraco rústico.

Na ocasião, os policiais civis apreenderam três aparelhos celulares, dois rádios amadores e diversos documentos, dentre eles contratos de arrendamento.

Conforme o delegado Márcio, as ações de ameaça do grupo do Paraná tomaram proporções maiores, o que motivou os posseiros a formalizaram vários Boletins de Ocorrência.

Ao mesmo tempo, outra equipe de policiais civis cumpriu o segundo mandado de prisão na residência do homem considerado o líder dos invasores, no centro de Wanderlândia.

“A operação Terra Tombada foi essencial no sentido de prevenir e amenizar conflitos agrários, sendo alguns locais de difícil acesso e que facilitam a infiltração de pessoas que se intitulam donos de terras”, disse o delegado Márcio Lopes.

RELACIONADAS

+ Janja pede para PF fazer varredura no gabinete em busca de escutas

+ Caso Marielle: PF e MP concluem investigação sobre execução do crime

Sair da versão mobile