As ações de políticas públicas municipais de Araguaína foram reconhecidas pela Organização Internacional para as Migrações (OIM) da Organização das Nações Unidas (ONU) com o selo MigraCidades.
O município auxilia os imigrantes na inserção no mercado de trabalho, cadastros em programas socioassistenciais e fortalecimento da cidadania.
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
“Estou feliz aqui, fiz colegas e posso ajudar a minha mãe”, diz o imigrante Ucisinio que foi contratado para atuar nos serviços gerais da Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social.
Ucisinio faz parte dos 140 imigrantes que recebem atendimento da Prefeitura.
Desses, mais de 110 são venezuelanos da etnia Waraos, os demais são colombianos e cubanos.
Outros serviços oferecidos são o acolhimento, atendimento social, orientações quanto à documentação na área da saúde, economia, educação, legislação brasileira e outros.
Segundo a diretora de Políticas Públicas Setoriais da Secretaria de Assistência Social, Rhaíssa da Rosa, o próximo passo é integrá-los no mercado da iniciativa privada.
“No atendimento inicial, buscamos entender se a pessoa tem experiência, formação, como foi a carreira no país de origem e como pode ser feita essa inserção no mercado de trabalho de Araguaína”, informou Rhaíssa.
RELACIONADAS
+ TO: GOL fará reajustes regionais e suspenderá rota em Araguaína
+ Em Brasília, prefeito de Araguaína-TO garante mais de R$ 90 milhões em recursos