No último trimestre de 2023, o estado do Tocantins registrou uma significativa redução na taxa de desemprego.
É o que revelou nesta terça-feira (15), os dados divulgados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A taxa de desocupação atingiu o índice de 6,5%, representando uma queda de 0,4 ponto percentual em relação ao trimestre anterior, que havia registrado 6,9% no período de janeiro a março.
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
A pesquisa revelou que aproximadamente 52 mil pessoas permanecem desempregadas no Tocantins, o que representa uma queda de 7% em relação ao trimestre anterior.
Essa queda no número de desempregados acompanha uma diminuição no total de pessoas ocupadas, que alcançou cerca de 742 mil, indicando uma redução de 1,2% em relação ao trimestre anterior.
Entretanto, em uma análise anual, o número de pessoas ocupadas apresentou um aumento de 0,3%.
O secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Carlos Humberto Lima, afirmou que “nossa taxa de desemprego ficou consideravelmente abaixo da média nacional, que foi de 8%.”
A pesquisa também analisou a distribuição dos trabalhadores com base na natureza de seu vínculo empregatício.
Os trabalhadores por conta própria representam 21% do total, equivalendo a cerca de 154 mil trabalhadores.
Já os empregados no setor público (estadual, municipal e federal), inclusive os militares, correspondem a 23%, o que representa aproximadamente 172 mil pessoas.
Os trabalhadores do setor privado com carteira assinada totalizam 23%, ou seja, 170 mil trabalhadores, enquanto aqueles sem carteira assinada somam 20%, contabilizando 148 mil trabalhadores.
Os trabalhadores domésticos compõem 8% da força de trabalho, o que equivale a cerca de 56 mil trabalhadores.
Empregadores representam 4%, com 33 mil trabalhadores, e os trabalhadores familiares correspondem a 1%, totalizando 9 mil pessoas.
A taxa de desemprego de 6,5% no Tocantins representa aproximadamente 52 mil trabalhadores sem emprego ou em busca de oportunidades.
No município de Palmas, a capital do estado, a taxa de desemprego registrou um valor um pouco menor, atingindo 5,1%.
Isso significa que cerca de 10 mil trabalhadores estão desempregados ou em busca de novas oportunidades de trabalho na cidade.
RELACIONADAS
+ Sine Manaus oferta 225 vagas de emprego nesta quarta (16); confira
+ Taxa de desemprego cai para 9,7% no 2º trimestre no AM, diz IBGE
+ Sine Manaus oferta 204 vagas de emprego nesta terça (15); confira