A empresa Tocantins Transportes foi autuada pela Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor do Estado do Tocantins (Procon Tocantins).

A medida ocorreu após a identificação de repetidos casos nos quais a empresa se recusou a fornecer passagens gratuitas para policiais militares.

A autuação ocorreu nesta segunda-feira (28), marcando a segunda vez que a empresa é notificada pelo mesmo motivo.

+ Envie esta notícia no seu Whatsapp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

No último dia 15 de agosto, o Procon Tocantins havia notificado a empresa sobre a obrigatoriedade de emitir passagens gratuitas para policiais militares, conforme a Lei Nº 4.219/2023.

Contudo, mesmo após a notificação, um novo incidente foi registrado.

Tocantins Transportes ignora lei

No dia 23 de agosto, um consumidor que se identificou como Policial Militar dirigiu-se ao guichê de atendimento da empresa para solicitar uma passagem com itinerário da cidade de Araguatins (TO) para Palmas (TO).

Surpreendentemente, a Tocantins Transportes mais uma vez se recusou a emitir a passagem para o policial, desrespeitando a legislação vigente.

O consumidor registrou um Boletim de Ocorrência (nº 00076673/2023-A01) relacionado ao incidente e, posteriormente, denunciou a situação ao Procon Tocantins.

Magno Silva, diretor de Fiscalização do Procon Tocantins, explicou que, anteriormente, a Lei nº 345/1991 garantia esse benefício apenas aos policiais militares.

No entanto, com a promulgação da LEI Nº 4.219/2023, esse direito foi ampliado para englobar também bombeiros militares, policiais civis, policiais penais e agentes socioeducativos.

Após a autuação realizada pelo Procon Tocantins, o consumidor afetado informou que conseguiu, posteriormente, emitir a passagem de retorno de Palmas para Araguatins.

RELACIONADAS

+ TO: Três bancos são autuados por irregularidades durante fiscalização do Procon

+ Procon-TO notifica 123 Milhas a oferecer opções de ressarcimento a clientes

+ Procon do Acre notifica 123milhas após suspensão de pacotes aéreos