O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, sancionou nessa segunda-feira (28), a Lei do Programa de Fortalecimento da Educação (Profe), que visa promover avanços na educação básica pública de todo o Estado.
O Profe é desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e se baseia em oito eixos norteadores que abrangem desde aprendizagem e tecnologia até valorização dos profissionais da educação.
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
O programa prevê investimentos em obras, tecnologia, formação de professores e apoio aos municípios até 2027, com o objetivo de impulsionar os indicadores educacionais.
Contempla também estratégias para elevar os índices educacionais e desenvolver habilidades dos estudantes, incluindo a implementação do Bolsa Permanência.
Estudantes do ensino médio receberão R$ 100 mensais e R$ 1 mil no final do ano.
Mais de 11 mil estudantes já serão beneficiados em 2023.
Além disso, o Profe promove o uso de tecnologias nas escolas, adquirindo 13 mil chromebooks e notebooks para os professores, bem como kits de laboratórios de ciências.
O programa também é inclusivo, com políticas específicas para estudantes indígenas, quilombolas e de comunidades tradicionais.
RELACIONADAS
+ Gratificação para professores da rede estadual é aprovado na ALE-TO
+ UFRR abre concurso público com 30 vagas para professor efetivo
+ Tocantins: professor participa de campeonato de futebol no Marrocos