Ícone do site Portal Norte

Tocantins conquista 88 medalhas nas Paralimpíadas Escolares 2023

TO brilha nas Paralimpíadas Escolares 2023 com 88 medalhas e recordes quebrados

Delegação do Tocantins finaliza Paralimpíadas Escolares com 88 medalhas, quatro recordes e como terceiro melhor no atletismo - Foto: Seduc/ Governo do Tocantins

Determinação, superação e muitas medalhas marcaram a participação do Tocantins nas Paralimpíadas Escolares 2023 na regional de Brasília.

Com sua maior delegação da história, o estado conquistou o total de 88 medalhas, além de quebrar quatro recordes nacionais no atletismo.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Conquistas Inéditas

A delegação tocantinense não decepcionou, garantindo a terceira posição geral no atletismo, com um impressionante acúmulo de 54 medalhas de ouro, 27 de prata e 8 de bronze.

O evento, que ocorreu de 29 de agosto a 2 de setembro, contou com a participação de 11 estados, mas o Tocantins se destacou com sua performance.

Além dos 48 paratletas que brilharam nas provas de atletismo e natação, a delegação tocantinense incluiu uma equipe diversificada de treinadores, intérpretes, guias, fisioterapeutas e técnicos de desporto da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), totalizando 74 integrantes.

Recordes Nacionais quebrados

Três paratletas tocantinenses se destacaram ainda mais ao quebrar quatro recordes nacionais.

Hentony Carvalho, da Escola Estadual Machado de Assis, de Araguanã, fez história ao bater o recorde escolar nacional nos 400 metros (T47) e no salto em distância (T47).

Evelyn Vitória Ribeiro, aluna do Colégio Estadual Irineu Albano, de Guaraí, superou sua própria marca no lançamento de pelota (F35).

Edivaneide Silva dos Santos, da Escola Municipal Safira Gomes, de Campos Lindos, também quebrou o recorde ao conquistar a medalha de ouro nos 150 metros.

Brilho na Natação

Na natação, Maria Flávia, aluna do Colégio Militar do Estado do Tocantins, unidade II, de Palmas, mostrou sua superioridade ao vencer todas as provas que disputou e alcançou o 1° lugar em várias delas.

Bruno Gabriel Damasceno, do Colégio Adventista de Palmas, também se destacou com três medalhas.

RELACIONADAS

+ TO conquista 36 medalhas no 1º dia de provas da paralimpíada escolar

+ Paralimpíadas Escolares 2023: delegação do AM conquista medalhas

Paralimpíadas Nacionais

Após a brilhante campanha em Brasília, os paratletas campeões do Tocantins se preparam para representar o estado na etapa nacional das Paralimpíadas Escolares 2023, que ocorrerá em São Paulo, no mês de novembro.

A chefe da delegação do Tocantins, Keila Cristine Gonçalves, diz que a preparação dos atletas será intensificada com foco na competição nacional.

“Temos muitos motivos para comemorar e estamos com expectativa de resultados ainda melhores nas Paralimpíadas Nacionais”, finalizou.

Sair da versão mobile