Ícone do site Portal Norte

Indígena do TO é a primeira na história da natação dos Jogos da Juventude

Indígena do TO é a primeira na história da natação dos Jogos da Juventude

Estudante-atleta Mariana Brunsi Xerente é a primeira indígena do Tocantins na natação dos Jogos da Juventude - Foto: Lenna Borges / Governo do Tocantins

Mariana Brunsi Xerente, de 17 anos, da etnia Xerente, de Tocantínia, fez história ao estrear nos Jogos da Juventude, competindo na modalidade de natação.

A indígena é aluna do Centro de Ensino Médio Indígena Xerente – Cemix Warã, localizada na Aldeia Lajeado Kã Topkuze, e representa a primeira indígena tocantinense na natação em um evento de tamanha importância.


+ Envie esta notícia no seu Whatsapp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Sua jornada para se tornar uma atleta reconhecida começou de maneira única, pois não havia piscina em sua aldeia. Em vez disso, ela aprendeu a nadar nas águas dos rios e riachos que serpenteiam sua terra natal.

A revelação de seu talento veio através dos Jogos Estudantis do Tocantins (JETs), onde ela conseguiu o índice necessário para participar dos Jogos da Juventude na categoria de nado livre 100 metros.

Essa é também a primeira vez que Mariana viaja para fora do Estado, uma experiência repleta de desafios e novidades para a jovem atleta.

“Como aprendi a nadar no rio, não tive tempo para me preparar melhor para a competição e me adaptar às técnicas do nado antes de vir para São Paulo. É uma experiência ótima, uma oportunidade para conhecer outros lugares e fazer novas amizades”, conta Mariana.

Na sua primeira prova, Mariana Brunsi Xerente conquistou a 4ª posição em sua série, registrando um tempo de 1,21s.

A classificação geral será divulgada no boletim final dos Jogos Escolares.

A equipe de natação tocantinense nos Jogos é composta por 12 atletas, e Mariana representa com orgulho a cultura e a perseverança de seu povo.

O professor e técnico de natação da equipe do Tocantins nos Jogos, Eder Rabelo de Resende, elogia o talento natural de Mariana e destaca a necessidade de aprimorar sua técnica para que ela possa mostrar todo seu potencial.

“Ela tem a vivência de nadar em rios, na aldeia onde vive, mas percebemos que é necessário melhorar a técnica para que ela possa mostrar todo seu potencial, pois o nado na piscina e no rio é diferente.”

Jogos da Juventude

Os Jogos da Juventude 2023 são um evento grandioso, reunindo mais de 4 mil atletas das 27 unidades federativas do Brasil, competindo em 18 modalidades.

A competição teve início no dia 1º de setembro e encerrará neste sábado, 16.

Do Tocantins, a edição deste ano conta com a participação de 171 atletas em 15 modalidades.

O terceiro bloco é composto por 66 atletas, incluindo Mariana, competindo em modalidades como basquetebol, handebol, natação, águas abertas e vôlei de praia.

Esses estudantes foram classificados na etapa final dos JETs, realizados pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), evidenciando o talento esportivo e a determinação que florescem em todo o Estado do Tocantins.

RELACIONADAS

+ Jogos da Juventude: Amazonas atualiza quadro de medalhas com conquistas no Judô

+ Jogos da Juventude: atletas amazonenses estreiam com medalhas de ouro

+ Jogos da Juventude: alunos atletas do AM embarcam para disputar em SP

Sair da versão mobile