A última Consulta Pública do PPA 2024-2027, com a participação de mais de 2 mil pessoas, na sexta-feira (15).

A consulta foi realizada em Palmas, sede da Regional Central, que inclui 12 cidades.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

As cidades da região central que participaram da consulta são: Aparecida do Rio Negro; Brejinho de Nazaré; Ipueiras; Lajeado; Miracema do Tocantins e Miranorte.

Também marcaram presença as cidades de Monte do Carmo; Palmas; Porto Nacional; Santa Rosa do Tocantins; Silvanópolis e Tocantínia.

A consulta ocorreu no Colégio Militar Senador Antônio Luiz Maya, em Palmas, com um público recorde e ampla participação da comunidade na escolha das prioridades regionais.

PPA 2024-2027

Com base nos desafios eleitos em cada eixo temático e nas informações da Plenária Final, o Governo do Tocantins elaborará a proposta do PPA 2024-2027, incluindo objetivos, metas e ações para tornar essas prioridades uma realidade.

O PPA guiará o orçamento público e as ações dos próximos 4 anos do Estado.

As consultas públicas começaram em Araguatins, em abril, e abrangeram diversas regiões do Tocantins, ouvindo cerca de 8 mil pessoas.

O lema “Ouvir para Cuidar” norteou essas consultas, que estão moldando o futuro do estado com base nas escolhas dos tocantinenses.

Resultados da Consulta

  • O eixo Segurança, Assistência Social e Cidadania obteve a maior votação, com a prioridade de Aumentar o efetivo e qualificar os profissionais de Segurança Pública.
  • O eixo Infraestrutura Econômica e Urbana conquistou a demanda de Promover a pavimentação asfáltica da rodovia TO-446, no trecho entre Miranorte e Abreulandia.
  • No eixo Saúde e Bem-Estar, a prioridade foi Implantar e estruturar leitos de UTI e UCI nos hospitais de referência das regiões.
  • No Eixo Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, a prioridade foi Valorizar os profissionais da educação, com a revisão salarial, formação continuada, plano de carreira, condições de trabalho e incentivo à permanência.
  • O Eixo Gestão Pública e Governança elegeu a capacitação dos servidores públicos estaduais, municipais e colaboradores de instituições conveniadas como prioridade.
  • No Eixo Desenvolvimento Produtivo, Emprego e Renda, a prioridade foi Promover a agroindustrialização dos produtos regionais.
  • Para o Eixo Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, a prioridade foi Reduzir o desmatamento, queimadas ilegais e incêndios florestais.

RELACIONADAS

+ Palmas realiza última Consulta Pública para PPA 2024/2027

+ Agenda do PPA é alterada após cirurgia do Governador do Tocantins

+ Novo PPA prevê R$13 tri para políticas públicas até 2027