Entre janeiro e início de outubro de 2023, o estado do Tocantins contabilizou um total de 7.878 focos de incêndio, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e o Comitê Estadual de Combate aos Incêndios Florestais e Controle de Queimadas.

Os números representam uma redução de 21% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando foram registrados 10.878 focos.


+ Envie esta notícia no seu Whatsapp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Além dos danos ambientais, os incêndios também impactam o fornecimento de energia no estado, resultando em 90 ocorrências de médio e grande porte em 2023, causadas por queimadas.

O número equivale a uma média mensal de nove casos ou dois incêndios a cada semana, afetando o fornecimento de energia elétrica.

Conscientização

Tony Franco, Coordenador do Centro de Operação Integrado da Energisa, ressalta que “incêndios próximos à rede elétrica podem afetar não apenas residências, mas também escolas, unidades de saúde, estabelecimentos comerciais e indústrias”.

Ele enfatiza a importância da conscientização e da denúncia de práticas de queimadas ilegais.

A iniciativa do Comitê do Fogo contribuiu para a redução no número de focos de calor no estado, que caiu da terceira para a sexta posição no ranking nacional de focos de calor.

Apesar dos desafios, agosto de 2023 registrou o menor número mensal de focos de calor ativos em 14 anos, com uma redução de 50% em comparação ao mesmo mês no ano anterior, de acordo com dados do INPE.

RELACIONADAS

+ Brigadistas do Ibama combatem fogo nas margens da BR-319 no AM

+ Moradores se desesperam ao verem fogo se aproximar de casas no Careiro-AM

Orientações de Segurança

Com o clima seco, o controle das chamas torna-se mais difícil.

Portanto, é importante seguir algumas orientações, como evitar queimadas próximas às redes elétricas, fazer aceiros em cercas, respeitar a faixa de servidão, e não realizar queimadas próximas a rodovias, ferrovias e linhas de energia sem autorização.

Além disso, medidas como evitar jogar lixo nas estradas e apagar corretamente o fogo em acampamentos são importantes para prevenir incêndios florestais.

Caso identifique um foco de incêndio, é fundamental avisar o Corpo de Bombeiros (193), denunciar pela Linha Verde (0800 063 1155 – Zap Linha Verde 63 99106-7787) e, se próximo à rede elétrica, contatar também a Energisa (0800 721 3330).