Ícone do site Portal Norte

TO: jovem conquista bicampeonato de maior roedor de pequi em festival

Na 3ª edição do festival do pequi, Fernando Gonçalves roeu 108 pequis em 10 minutos

Na 3ª edição do festival do pequi, Fernando Gonçalves roeu 108 pequis em 10 minutos - Foto: Lino Vargas

A última noite da 3ª edição do Festival do Pequi de Gurupi, aconteceu nesta sexta-feira (20), premiando os melhores pratos à base de pequi e também os melhores roedores do fruto.

Envie esta notícia no seu Whatsapp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

O evento foi realizado pela Universidade Federal do Tocantins em parceria com a Prefeitura de Gurupi.

Uma das competições mais aguardadas foi a de quem conseguia roer pequi em 10 minutos, o torneio foi dividido nas categorias masculino e feminino.

A estudante de fisioterapia, Amanda Elias, foi a vencedora após roer 88 pequis e faturou R$ 1.500.

“Com 11 anos de idade eu roí 60 caroços de pequi, eu gosto muito de pequi, mas nunca mais tinha comido esse exagero todo. Então desde a primeira competição minha família e amigos me incentivavam a participar, esse ano resolvi, mas vim decidida a levar o prêmio. Uma parte dele já tem um destino que é comprar uma bicicleta para minha filha”, disse Amanda.

Na categoria masculina, o ganhador foi Fernando Gonçalves, que já havia sido campeão no ano passado, repetindo o mesmo feito de roer 108 pequis este ano.

“Feliz, pela premiação, mas ainda mais por estar representando a cultura do meu estado, e mostrar que o tocantinense é bruto, não estamos para brincadeira não. Perguntaram se eu treinei, não, aqui a gente já nasce treinando”, disse o jovem.

RELACIONADAS

Mano Walter agita Festival Gastronômico de Taquaruçu desta sexta, 8

VÍDEO: veja novidades do 17° Festival Gastronômico de Taquaruçu-TO

Vídeo: Jacquin prova culinária tocantinense em festival gastronômico

Além desta competição, foi realizado também o Concurso Gastronômico, no qual os participantes fizeram pratos à base de pequi.

A vencedora na categoria Comidinha Salgada ou doce (Ensino Médio), foi Thainá Saldanha de Almeida.

Na categoria Prato Doce, quem ganhou foi Vanessa Nohatto, já na Comidinha Salgada ou Doce, Maria Irany Barbosa foi a vencedora, e no Prato Salgado quem ganhou foi Márcia Geraldo.

A Pro Reitora da UFT, Maria Santana Milhomem, agradeceu a parceria da Prefeitura e enfatizou que o evento já está consolidado.

Sair da versão mobile