O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) finalizou neste domingo, 22, o último ciclo de fiscalização nos campos de capim-dourado, localizados na região do Jalapão.

Envie esta notícia no seu Whatsapp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

As ações de fiscalização iniciaram cerca de dois meses antes do período autorizado para o início da coleta para impedir que a espécie fosse coletada antes de sua maturação.

Desde agosto as equipes de fiscalização e brigadistas florestais do Naturatins percorreram 10 campos de capim-dourado para assegurar que os processos de coleta, manejo e transporte fossem realizados de forma sustentável.

A liberação para a coleta ocorre quando as hastes do capim-dourado estão secas e as sementes maduras – Foto: Walker Ribeiro/Governo do Tocantins

O fiscal ambiental Eduardo Rezende, responsável pela operação, informou que foram realizadas rondas semanais em todos os ciclos da fiscalização, e também buscou prevenir e combater incêndios florestais.

As ações foram concentradas nos campos da Cabeceira do Brejo Antonio, Podoião, Cabeceira do Corta Perna, Barra do Faveira, Brejo do Capão, Caetano, Faveira, Rio do Meio, Cabeceira das Cacimbas e morro do Porco.

A fiscalização contribui para o manejo sustentável da espécie e favorece a subsistência das muitas famílias envolvidas na cadeia produtiva do capim-dourado.

RELACIONADAS

+ Festa da Colheita do Capim-Dourado celebra tradição em Mateiros-TO

+ TO: biodiversidade empodera mulheres artesãs e inspira artistas

+ Polícia investiga incêndio de ponte que dá acesso ao Jalapão no Tocantins