Polícia Civil do Tocantins concluí inquérito da operação Male Habitu, nesta segunda-feira (23), e indicia 17 pessoas pelos crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro e outros crimes.
A operação foi realizada nas cidades tocantinenses de Palmas, Porto Nacional, Araguatins e Augustinópolis.
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
As investigações tiveram início em julho de 2020, quando umas das vítimas foi contatada, através de um aplicativo de mensagem por um criminoso que dizia ser seu filho.
De acordo com a polícia, a vítima foi induzida a transferir uma quantia em dinheiro, na conta indicada e que logo depois receberia um auxílio financeiro, esse pretexto se mostrou fictício.
Com o aprofundamento das investigações, foi descoberto uma organização criminosa estruturalmente ordenada e organizada pela divisão de tarefas de cada membro.
RELACIONADAS
+ Operação da PF investiga crimes sexuais contra menores no Acre
+ VÍDEO: Operação Céu Limpo prende seis pessoas em Autazes-AM
+ VÍDEO: operação KM 180 combate crimes ambientais em Manicoré-AM
Todo esse esquema contribuía para a obtenção de vantagens financeiras e da prática de outros crimes não somente no Tocantins, mas em outros estados do país.
“Além dos crimes de organização criminosa e lavagem de dinheiro, alguns dos suspeitos também foram indiciados pelos delitos de estelionato, uso de documento público falso e coação no curso do processo”, informou o delegado-chefe da Divisão Especializada de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC-Palmas).
O inquérito concluído foi remetido ao Poder Judiciário e será submetido a avaliação do Ministério Público, que adotará as medidas cabíveis pertinentes ao caso.