O Ranking das Universidades Brasileiras (RUB), divulgado no domingo (12), aponta o Tocantins entre os piores estados para educação superior.

A Universidade de Gurupi (UnirG) ficou na última posição do ranking que avalia 203 universidades públicas e privadas ativas no Brasil.

Envie esta notícia no seu Whatsapp

Envie esta notícia no seu Telegram

Desde 2012, a iniciativa classifica as melhores universidades e cursos. No entanto, a pesquisa foi interrompida em 2019 por conta da pandemia de covid-19.

As instituições são avaliadas a partir de cinco indicadores: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização.

No estado a instituição de ensino superior mais bem avaliada foi a Universidade Federal do Tocantins (UFT), aparecendo na 102º posição do ranking geral.

Entretanto, quando considerados os critérios de publicações científicas e citações, a UFT sobe para a posição 89 no ranking.

Algo semelhante ocorre com a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). A Instituição alcançou a posição geral 198, mas sobe para 185 no critério que avalia as pesquisas e publicações produzidas pela universidade.

O caso mais grave é o da UnirG, que mesmo considerando o critério citado pelas universidades anteriores continua na última posição do ranking entre todas as universidades do país.

No quadro geral, nenhuma universidade da região norte conseguiu se destacar. A instituição de ensino superior mais bem avaliada foi a Universidade Federal do Pará (UFPA) na 29º posição.

A avaliação utiliza dados nacionais e internacionais, notas do Enade, informações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), opinião dos docentes e quantidade de patentes pedidas pela instituição.

RELACIONADAS

+ Concurso para professor da UFT tem salários de até R$ 11 mil

+ Senado aprova nova lei de cotas para o ensino superior público