Uma pesquisa divulgada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Palmas informa que 9 em cada 10 consumidores da Capital pretendem comprar na Black Friday desta sexta-feira (24).

O número representa aumento de 9% em relação a 2022.

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Conforme o levantamento, o que os motiva 73% dos consumidores a ir às compras na Black Friday deste ano é a oportunidade de comprar algo que já estavam precisando a um preço mais baixo.

Além disso, 37% dos entrevistados pretendem antecipar as compras de Natal com descontos e 21 querem aproveitar as promoções mesmo sem necessidade de compra.

Entre os produtos mais desejados estão roupas (46%), calçados (39%), cosméticos e perfumes (27%), eletrodomésticos (27%), e artigos para a casa (21%).

A média de gastos individuais deve chegar a R$1.250 reais, R$89 a mais que em 2022.

Nesse sentido, 45% dos consumidores ouvidos pela pesquisa pretendem gastar mais nesta edição da Black Friday do que gastaram em 2022.

Os motivos para gastar mais são: consideram que vale a pena aproveitar a promoção (44%), economizar ao longo do ano (40%), comprar mais produtos (34%) e pagamento facilitado (27%).

Já para gastar menos: 51% para economizar, 43% têm outras prioridades de compra, 37% querem evitar dívidas, e 32% não estão precisando de muitas coisas, e não compram sem necessidade.

Gastos indevidos na Black Friday

O consumidor precisa se manter atento para evitar gastos desnecessários e endividamentos.

De acordo com o levantamento, 25% admitem que costumam gastar mais do que podem no evento e 9% pretendem deixar de pagar alguma conta para gastar na Black Friday.

Além disso, 25% dos que pretendem fazer compras na Black Friday estão com o pagamento de contas em atraso, sendo que, desse número, 70% estão negativados.

Silvan Portilho, presidente da CDL Palmas, aconselha que embora a Black Friday seja uma data com bons produtos e com grandes descontos para os clientes, é preciso se atentar aos gastos indevidos.

“O número de endividados em Palmas continua crescendo mês a mês, indo contra a média nacional, e o ideal é pesquisar os preços para que o orçamento de final de ano não seja estourado”, afirma Portilho.

Compras on-line

As lojas online serão escolhidas por 85% dos consumidores, com destaque para os sites e aplicativos de varejistas nacionais (50%), os sites e aplicativos internacionais (43%) e sites de lojas de departamento (30%).

Uma quantidade menos expressiva (56%) deve optar pelas lojas físicas, em especial os shoppings (29%).

Embora a data seja relacionada ao consumo em lojas virtuais, Portilho pontua que o comércio local pode ser mais vantajoso por apresentar preços competitivos e não ter gastos com frete nem demora para receber os produtos.

Pesquise, vá no nosso comércio, compare os preços. Outra pauta importante é analisar se aquela compra vai ser realmente útil, se vai afetar o orçamento familiar. Analise, faça as contas e assim, evite o endividamento”, finaliza Silvan.

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