O secretário-chefe da Casa Civil de Tocantins, Deocleciano Gomes, assinou na manhã de segunda-feira (20) uma carta de intenções no Palácio Araguaia, estabelecendo relações de irmandade entre a província chinesa de Qinghai e o estado.
+ Envie esta notícia no seu Whatspp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
O secretário deu as boas-vindas à delegação chinesa, destacando o potencial para parcerias e investimentos.
“Estamos estabelecendo uma parceria com intenções de investimento em atividades na área ambiental e de energias limpas, além de outras áreas”, afirmou Deocleciano Gomes.
Carlos Humberto Lima, secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, liderou uma reunião prévia, onde diversas pastas estaduais apresentaram oportunidades de investimento aos representantes chineses.
A comitiva chinesa, liderada pelo vice-governador de Qinghai, Liu Chao, expressou o interesse em investir na região, destacando as semelhanças entre Qinghai e o Tocantins.
“Pesquisamos sobre o estado e achamos muito parecido com a nossa província. Isso nos deu uma dimensão da grande potência e possibilidade de crescimento, por isso escolhemos visitar o Tocantins”, afirmou Liu Chao.
Segundo Carlos Humberto Lima, o Governo do Tocantins receberá outras delegações da China até o fim do primeiro semestre de 2024, buscando oportunidades de investimentos.
A carta de intenções assinada delineia a promoção conjunta de relações amigáveis, intercâmbios econômicos e comerciais, baseando-se nos princípios da igualdade e benefícios mútuos.
O documento também expressa interesse em intercâmbios e cooperação nas áreas de energias limpas, recursos minerais, proteção ao meio ambiente, turismo cultural e intercâmbios educacionais para os jovens.
A visita da comitiva chinesa é um desdobramento da missão internacional em setembro, onde o vice-governador Laurez Moreira e o secretário Carlos Humberto Lima apresentaram as oportunidades de investimento no Tocantins durante a Feira Internacional de Investimento e Comércio da China (Cifit).
RELACIONADAS
+ Estudantes do Tocantins conquistam 27 Medalhas nos JEBs 2023
+ Autuações do Ibama em 2023 somam R$ 4,1 milhões em multas no TO
+ Instituída comissão que estuda viabilidade de concurso público em TO