Ícone do site Portal Norte

Tarifas da água é tema de audiência pública na Aleto

Tarifa da água é tema de audiência pública na Aleto

Audiência pública na Assembleia Legislativa do Tocantins debate Tarifas de água e esgoto no Estado- Foto: Clayton Cristus

O presidente da Agência Tocantinense de Regulação (ATR), Israel Guimarães, anunciou durante uma audiência pública realizada no plenário da Assembleia Legislativa nesta quinta-feira (23), que as tarifas de água dos tocantinenses serão submetidas a uma auditoria.

A iniciativa foi resultado de um requerimento do deputado Marcus Marcelo (PL), presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, que presidiu o evento.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

O governador Wanderlei Barbosa também participou da audiência, e enfatizou durante seu discurso o desejo por resultados concretos.

“Não pretendo conceder mais aumentos de tarifas. Acho que é o momento de revisão tarifária, para chegarmos a um valor que se aproxime da tarifa mais barata do Estado na região norte”, afirmou Barbosa.

Em entrevista ao Portal Norte, o deputado estadual Olyntho Neto, destacou a situação injusta enfrentada pelos tocantinenses, que pagam a tarifa mais alta entre todos os estados da região norte do país.

“Usando de parâmetro isso, a gente já entende que tem alguma coisa errada. Eles(BRK) alegam que estão fazendo investimentos, aquela coisa toda, mas é um calculo que nós estamos questionando”, pontua Olyntho.

Os parlamentares presentes cobraram mais transparência e ações efetivas por parte da BRK, concessionária responsável pelo serviço em 46 municípios do estado, atendendo cerca de 70% dos consumidores.

Eles também clamaram por um maior comprometimento das agências reguladoras na resolução das demandas da sociedade tocantinense.

Resposta da BRK

José Mário Ribeiro, presidente da BRK, esclareceu durante a audiência que a concessionária não define os valores das tarifas, que são determinadas pela agência reguladora do estado.

Sobre a tarifa social, destinada a famílias carentes, Ribeiro defendeu a revisão dos critérios atuais.

RELACIONADAS

+ Câmara de Palmas prorroga CPI da BRK e interrompe recesso: confira

+ CPI da BRK inicia sessões para tratar irregularidades em Palmas

+ Vereadora renuncia à relatoria da CPI da BRK em Palmas-TO

Sair da versão mobile