A Polícia Civil está investigando a suspeita de abuso sexual contra o menino de 10 anos baleado por um adolescente de 14 anos em Palmas nesta segunda-feira (11). 

A suspeita surgiu devido à criança ter sido encontrada sem roupas dentro do banheiro da casa onde o crime aconteceu.

Exames para investigar possível abuso estão em andamento.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), há a suspeita de que a criança teria sido abusada antes do disparo

A tia da vítima falou, em entrevista para a TV Norte Tocantins, que a suspeita foi apontada inclusive pela equipe médica que realizou o atendimento ao menino. Ela também comentou sobre a conduta do adolescente após o crime.

“Eles demoraram 40 minutos para pedir o socorro, sendo que sabiam onde o Davi morava, que é praticamente vizinho, e nenhum deles vieram avisar. Demoraram. Deixaram ele lá no banheiro nesse estado, sem prestar socorro.”

Ela esclarece que o grau de proximidade da criança com o adolescente era corriqueira. Se encontravam para brincar na rua com outros vizinhos e frequentavam a mesma igreja.

Ainda segundo a tia, o estado de saúde do menino é grave e delicado. Ele permanece intubado sob efeito de medicações para conter o inchaço no cérebro.

Apesar da suspeita, somente após a conclusão dos laudos será possível afirmar se houve abuso sexual contra o menino.

O adolescente suspeito de efetuar o disparo foi transferido para o Centro de Internação Provisória de Palmas (CEIP).

O pai dele está na Unidade Penal de Palmas e vai responder por posse irregular de arma de fogo em casa e omissão na cautela.

Relembre o caso

Uma criança, de 10 anos, brincava com um amigo, de 14, quando foi surpreendida por um disparo de arma de fogo efetuado pelo adolescente.

O fato aconteceu em um salão de beleza de Palmas, na noite desta segunda-feira (11).

Após o disparo o adolescente fugiu do local com a arma de fogo.

A equipe do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) encontrou a vítima deitada com a cabeça voltada para o lado esquerdo, dentro do banheiro, desacordada.

O menino estava sem roupas e apresentava grande perda de sangue por ferimento na cabeça provocado pela arma de fogo.

Os bombeiros informaram que observaram a presença de sinais vitais e realizaram o estancamento do sangramento e a levaram para o Hospital Geral de Palmas.

A bala acertou a cabeça da criança, que se encontra em coma. Conforme a equipe médica seu estado é grave.

De acordo com testemunhas ouvidas pela Polícia Militar (PM), os dois eram amigos e costumavam brincar juntos.

Conforme a Secretaria de Segurança Pública, o pai do adolescente foi encaminhado por policiais militares para a 1ª Central de Atendimento da Polícia Civil em Palmas. 

O pai foi autuado e preso por posse irregular de arma de fogo em casa e omissão na cautela da arma, permitindo acesso à menor de 18 anos. Ele foi conduzido para a Unidade Penal de Palmas.

A SSP esclareceu que, inicialmente, o adolescente não foi localizado no imóvel, entretanto, a mãe e o advogado da família levaram os PMs até a casa de uma tia do adolescente e o apresentaram às autoridades policiais.

O adolescente foi apreendido e encaminhado para o Núcleo de Atendimento Integrado (NAI) para ser apresentado ao Juizado da Infância e Juventude. 

O caso será investigado pela Delegacia Especializada da Criança e do Adolescente (DECA – Palmas).

RELACIONADAS

+ TO: Criança de 10 anos entra em coma após ser baleada por amigo

+ Suspeito de estuprar criança de 12 anos é preso em Ponte Alta-TO