A TV Norte Tocantins, afiliada SBT, divulgou nesta sexta-feira (29) o resultado da segunda pesquisa eleitoral acerca do cenário político de Palmas, com foco nas eleições municipais de 2024.
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
A pesquisa busca entender como os eleitores avaliam as possíveis candidaturas para prefeito até o momento.
O estudo foi realizado pelo Instituto de Pesquisa Executiva (IPEX) nos dias 21, 22, 23 e 24 de dezembro e contou com a participação de 800 pessoas.
A margem de confiança é de 95%, com margem de erro amostral de 3% para mais ou para menos.
O resultado foi apresentado ao vivo no programa O Povo Na TV, no quadro “Bastidores da Política”, apresentado por Otávio Pernambucano, com comentários políticos de Luiz Armando Costa.
Pesquisa estimulada
Na modalidade de pesquisa estimulada, o pesquisador cita nomes de possíveis candidatos e o eleitor escolhe em qual dos citados votaria.
Em comparação com o resultado da 1ª pesquisa divulgada pela TV Norte em outubro, a deputada estadual Janad Valcari (PL) cresceu 1% na preferência dos eleitores e manteve a liderança entre os entrevistados, atingindo 36% das intenções de voto.
O ex-prefeito de Palmas Carlos Amastha (PSB) manteve-se em segundo lugar com os mesmos 19%.
Já Eduardo Siqueira Campos (Podemos) que antes detinha 13,2% apresentou crescimento de 5% em relação a outubro e alcançou 18% do desejo eleitoral.
O deputado estadual Junior Geo (Podemos) subiu de 6% para 8%. O deputado federal Ricardo Ayres (PR) também apresentou crescimento e foi de 0,7% para 2% das intenções eleitorais.
Brancos, indecisos e não respondidos somam 17%.
Pesquisa espontânea
A pesquisa espontânea difere-se por ser o próprio entrevistado quem cita o nome de sua preferência para o pleito eleitoral.
Nessa modalidade, 48% dos entrevistados optaram por não responder. Ou seja, ainda há uma grande parcela dos eleitores a ser conquistada pelos candidatos a prefeito em 2024.
Dentre os citados a porcentagem atingida foi:
- Janad Valcari (PL) – 27%
- Carlos Amastha (PSB) – 10%
- Eduardo Siqueira Campos (Podemos) – 9%
- Junior Geo (Podemos) – 5%
- Ricardo Ayres (PR) – 1%
Projeção 2ª turno
Em 2024, Palmas poderá ter segundo turno pela primeira vez em eleições municipais. Isso porque a capital atingiu a marca de 200 mil eleitores em abril deste ano, de acordo com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), o desembargador Helvécio de Brito Maia Neto.
Nesse cenário, a pesquisa simulou se algum dos candidatos alcançaria o percentual necessário para conquistar o pleito sem precisar prorrogar a campanha.
Para se eleger no primeiro turno é preciso receber no mínimo 50% dos votos válidos, excluindo votos em branco e nulos, e mais um único voto.
Conforme a pesquisa haveria segundo turno de votação com Janad Valcari (PL) liderando com 43,37%.
Pesquisa estimulada de confrontos
A pesquisa também simulou como os pré-candidatos se sairiam em confrontos diretos com apenas dois candidatos, excluindo brancos e nulos.
Nessa modalidade, Janad Valcari (PL) manteve-se na liderança com percentuais mais expressivos, alcançando quase o dobro da porcentagem de seus adversários:
Simulação entre Janad Valcari e Junior Geo
- Janad Valcari (PL) – 68,75%
- Junior Geo (Podemos) – 31,25%
Simulação entre Janad Valcari e Carlos Amastha
- Janad Valcari (PL) – 65,43%
- Carlos Amastha (PSB) – 34,57%
Simulação entre Janad Valcari e Eduardo Siqueira Campos
- Janad Valcari (PL) – 63,41%
- Eduardo Siqueira Campos (Podemos) – 36,59%
O IPEX ouviu os eleitores em diferentes regiões do município de Palmas, promovendo um resultado mais representativo do atual momento político da capital.
RELACIONADAS
+ TV Norte Tocantins divulga primeira pesquisa eleitoral para 2024
+ Executivo e congresso devem dividir financiamento para eleições 2024