A TV Norte Tocantins, afiliada SBT, divulgou nesta sexta-feira (29) o resultado da segunda pesquisa eleitoral acerca do cenário político de Palmas, com foco nas eleições municipais de 2024.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

A pesquisa busca entender como os eleitores avaliam as possíveis candidaturas para prefeito até o momento.

O estudo foi realizado pelo Instituto de Pesquisa Executiva (IPEX) nos dias 21, 22, 23 e 24 de dezembro e contou com a participação de 800 pessoas.

A margem de confiança é de 95%, com margem de erro amostral de 3% para mais ou para menos.

O resultado foi apresentado ao vivo no programa O Povo Na TV, no quadro “Bastidores da Política”, apresentado por Otávio Pernambucano, com comentários políticos de Luiz Armando Costa.

Pesquisa estimulada

TV Norte Tocantins divulga 2ª pesquisa eleitoral 2024 de Palmas - TO
– Ilustração: Luis Eduardo / TV Norte Tocantins

Na modalidade de pesquisa estimulada, o pesquisador cita nomes de possíveis candidatos e o eleitor escolhe em qual dos citados votaria.

Em comparação com o resultado da 1ª pesquisa divulgada pela TV Norte em outubro, a deputada estadual Janad Valcari (PL) cresceu 1% na preferência dos eleitores e manteve a liderança entre os entrevistados, atingindo 36% das intenções de voto.

O ex-prefeito de Palmas Carlos Amastha (PSB) manteve-se em segundo lugar com os mesmos 19%.

Já Eduardo Siqueira Campos (Podemos) que antes detinha 13,2% apresentou crescimento de 5% em relação a outubro e alcançou 18% do desejo eleitoral.

O deputado estadual Junior Geo (Podemos) subiu de 6% para 8%. O deputado federal Ricardo Ayres (PR) também apresentou crescimento e foi de 0,7% para 2% das intenções eleitorais.

Brancos, indecisos e não respondidos somam 17%.

Pesquisa espontânea

– Ilustração: Luis Eduardo / TV Norte Tocantins

A pesquisa espontânea difere-se por ser o próprio entrevistado quem cita o nome de sua preferência para o pleito eleitoral.

Nessa modalidade, 48% dos entrevistados optaram por não responder. Ou seja, ainda há uma grande parcela dos eleitores a ser conquistada pelos candidatos a prefeito em 2024.

Dentre os citados a porcentagem atingida foi:

  • Janad Valcari (PL) – 27%
  • Carlos Amastha (PSB) – 10%
  • Eduardo Siqueira Campos (Podemos) – 9%
  • Junior Geo (Podemos) – 5%
  • Ricardo Ayres (PR) – 1%

Projeção 2ª turno

– Ilustração: Luis Eduardo / TV Norte Tocantins

Em 2024, Palmas poderá ter segundo turno pela primeira vez em eleições municipais. Isso porque a capital atingiu a marca de 200 mil eleitores em abril deste ano, de acordo com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), o desembargador Helvécio de Brito Maia Neto.

Nesse cenário, a pesquisa simulou se algum dos candidatos alcançaria o percentual necessário para conquistar o pleito sem precisar prorrogar a campanha.

Para se eleger no primeiro turno é preciso receber no mínimo 50% dos votos válidos, excluindo votos em branco e nulos, e mais um único voto.

Conforme a pesquisa haveria segundo turno de votação com Janad Valcari (PL) liderando com 43,37%.

Pesquisa estimulada de confrontos

A pesquisa também simulou como os pré-candidatos se sairiam em confrontos diretos com apenas dois candidatos, excluindo brancos e nulos.

Nessa modalidade, Janad Valcari (PL) manteve-se na liderança com percentuais mais expressivos, alcançando quase o dobro da porcentagem de seus adversários:

Simulação entre Janad Valcari e Junior Geo

  • Janad Valcari (PL) – 68,75%
  • Junior Geo (Podemos) – 31,25%

Simulação entre Janad Valcari e Carlos Amastha

  • Janad Valcari (PL) – 65,43%
  • Carlos Amastha (PSB) – 34,57%

Simulação entre Janad Valcari e Eduardo Siqueira Campos

  • Janad Valcari (PL) – 63,41%
  • Eduardo Siqueira Campos (Podemos) – 36,59%

O IPEX ouviu os eleitores em diferentes regiões do município de Palmas, promovendo um resultado mais representativo do atual momento político da capital.

RELACIONADAS

+ TV Norte Tocantins divulga primeira pesquisa eleitoral para 2024

+ Executivo e congresso devem dividir financiamento para eleições 2024