Na manhã desta quinta-feira (25), a Polícia Federal e os representantes das forças de segurança do Tocantins uniram forças para assinar o Termo de Criação do Plano Tático Integrado de Segurança Pública para a Amazônia.
O principal objetivo dessa iniciativa é estabelecer as diretrizes para o Programa Estratégico de Segurança Pública da Amazônia – conhecido como PESPAM – e para os Planos Táticos Integrados de Segurança Pública para a Amazônia (PTI Amazônia), inseridos no contexto mais amplo do Programa Amazônia: Segurança e Soberania, também conhecido como Programa AMAS.
O processo de elaboração do Plano teve início no dia 23 de janeiro, e foi marcado por intensas discussões durante oficinas temáticas sobre Governança, Operações e Investigações, Inteligência, Logística e Investimentos.
Após o alinhamento dessas forças de segurança, o tão aguardado documento, formalizando a criação do PTI – Tocantins, foi assinado.
O PTI – Tocantins é uma iniciativa que reúne diversas forças de segurança, tanto federais quanto estaduais.
No âmbito federal, a integração conta com a participação da Polícia Federal, Secretaria Nacional de Segurança Pública, Polícia Rodoviária Federal e Secretaria Nacional de Políticas Penais.
No âmbito estadual, as forças envolvidas são a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Tocantins, Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Científica e Polícia Penal do Estado.