O acordo discutido em Brasília envolve a transferência de terras da União para o Estado e beneficiará pequenos, médios e grandes produtores rurais.
Em reunião realizada em Brasília nesta terça-feira (09), o Governo do Tocantins e o Governo Federal avançaram nas discussões para formalizar um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) que visa acelerar a regularização de terras no estado.
A reunião contou com a presença de representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), do Instituto de Terras do Tocantins (Itertins) e da bancada federal do estado.
O encontro é mais um passo nas ações do Grupo de Trabalho de Diálogo Federativo, criado para discutir a questão fundiária no Tocantins.
O MDA já possui um modelo de ACT pronto, que será submetido aos envolvidos para análise e assinatura, prevista para agosto.
A partir da formalização do acordo de transferência de terras, a expectativa é que os trabalhos de regularização sejam acelerados, com a realização de mutirões em todo o estado.
A expectativa é que o acordo traga benefícios para todos os elos da cadeia produtiva, impulsionando a economia do estado.
O Portal Norte é sua fonte de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações atualizadas diariamente.