O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) publicou nesta quarta-feira (17) uma portaria que suspende a emissão e a vigência de autorizações para queima controlada no estado, a partir de segunda-feira (20).
A medida, que se estende até 30 de outubro, visa reduzir os incêndios florestais durante o período de estiagem.
A proibição do uso do fogo abrange atividades agropastoris e florestais, com exceção de ações de prevenção e combate a incêndios florestais, queimas controladas em Unidades de Conservação (UCs) e comunidades tradicionais.
Além dessas atividades, a proibição não vale para atividades educacionais e agricultura de subsistência de populações tradicionais e indígenas.
O que é a queimada controlada
As queimadas controladas consistem na aplicação do fogo de forma planejada e monitorada, com o objetivo de limpar áreas para plantio, renovar pastagens, prevenir incêndios florestais e controlar pragas e doenças.
Diferentemente das queimadas ilegais, que causam graves danos ambientais e à saúde, as queimadas controladas, quando realizadas corretamente e com autorização dos órgãos competentes, podem ser uma ferramenta útil para o manejo da terra.
No entanto, a suspensão temporária da autorização visa proteger o meio ambiente e prevenir grandes incêndios florestais, que podem causar graves danos à fauna, flora e à saúde humana.
Fique informado com o Portal Norte, seu portal de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias precisas e atualizadas.