Moradores de Palmas relatam golpe que usa mensagens em nome dos Correios, contendo a informação de que a encomenda teria sido taxada ou barrada pela fiscalização alfandegária.
Só nesta semana, pelo menos três pessoas receberam os SMSs com link que direciona para uma suposta página da estatal, com o valor a ser pago para a liberação do pacote.
Mas de acordo com os Correios, a estatal não envia mensagens contendo esse tipo de informação e link, se tratando de um golpe. Talita Barreira foi uma dessas pessoas e acabou sendo vítima.
A produtora relata que recebeu a mensagem de um número que seria dos Correios. Apesar da dúvida, já que havia feito a compra que seria entregue por uma transportadora, as informações coincidiram.
“Meu erro foi ter entrado no link. Quando eu entrei, parecia um site dos Correios, coloquei meu CPF para entrar e lá tinham as informações da minha compra, com a data da entrega e o valor da taxação. Eu ainda acessei o site da outra transportadora e a data de chagada da encomenda era a mesma constando no suposto site dos Correios. Perguntei então o valor da taxa, que pela porcentagem dava certo com a taxa e eu paguei R$ 79,42 por medo da minha encomenda chegar”, relatou a Talita.
A jovem comentou ainda que só descobriu que se tratava de um golpe, quando buscou no Google a imagem do SMS, além de receber o relato de outra pessoa que também foi vítima.
Correios alertam sobre envio de mensagens via WhatsApp
De acordo com os Correios, as mensagens enviadas para os clientes sempre irão direcioná-los para o site da empresa. Em caso de dúvida sobre quais tipos de mensagens são verdadeiras, as pessoas podem acessar o endereço oficial clicando aqui.
A estatal alerta ainda que não entra em contato com clientes por WhatsApp. Além disso, as informações oficiais podem ser checadas também nas redes sociais dos Correios.