A Prefeitura de Palmas lançou nesta quinta-feira (25), por meio da Secretaria Municipal da Mulher em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego, o projeto Palmas por elas.

De acordo com a secretária municipal da mulher, Fernanda Halum Pitaluga, entre os projetos de capacitações profissionais que já existem no município de Palmas, essa é uma edição voltada às mulheres em situação de vulnerabilidade.

“As mulheres serão atendidas através de uma capacitação pessoal e profissional. Então, o projeto vai incluir um atendimento psicossocial, um plano de desenvolvimento individual que cada mulher vai receber para ela identificar suas habilidades empreendedoras, além dos cursos de capacitação”, explicou a secretária.

Nessa primeira edição, até 115 mulheres serão atendidas. Ainda de acordo com a secretária, as interessadas em participar do projeto precisam ser acima de 18 anos de idade e estarem cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

“É um projeto em parceria com a secretária de desenvolvimento econômico e emprego, pensado para o empreendedorismo feminino e é mais do que um projeto de capacitação, ele vai funcionar como rede de apoio para essas mulheres”, complementou Fernanda Pitaluga.

A secretária destacou ainda que além de incentivar o empreendedorismo feminino, também auxilia a quebrar o ciclo de violência.

“Qual o objetivo dele? É inserir essas mulheres no mercado de trabalho. Elas inseridas, consequentemente, traz a independência financeira e isso dá dignidade para ela, para sua família, além de também ser um ponto importantíssimo para romper o ciclo de violência, àquelas mulheres que sofrem violência doméstica e familiar”.

Inscrições

As inscrições do Palmas por Elas começam na próxima segunda-feira (29) e segue até o dia 15 de agosto. As interessadas podem realizar de forma online ou presencialmente na Casa do Empreendedor, localizada na antiga quadra 104 Sul, Rua NE 6.

A publicação da lista final está prevista para o dia 20 de agosto, no Diário oficial do Município. Já no dia 22 do mesmo mês deve acontecer o acolhimento das selecionadas, com a apresentação do projeto às mulheres selecionadas.

 O curso começa no dia 26 de agosto, com encontros semanais de agosto a novembro.

Prefeita Cinthia Ribeiro assina decretos

Ainda durante o lançamento do projeto Palmas por Elas, a prefeita da capital, Cinthia Ribeiro, assinou dois decretos. O primeiro deles, assinado pela gestora e a secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego (Sedem), facilita a obtenção de crédito no Banco do povo pelas mulheres.

25/07/2024 – Palmas por Elas – Prefeita Cinthia Ribeiro lança programa de qualificação para capacitar mulheres em situação de vulnerabilidade social

O outro decreto, assinado pela prefeita e pela secretária municipal da mulher, Fernanda Halum Pitaluga, regulamenta a Lei 3.081, do programa Empreende Mulher.