Os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023 apontam que o Tocantins está em 1ª lugar entre os estados da Região Norte. Isso de acordo com a média de todas as etapas de ensino, com o resultado de 4,9.
Em segundo lugar está o Acre e Rondônia com 4,87, seguidos do Amazonas com 4,77, Pará com 4,63, Roraima com 4,43 e Amapá com 4,37.
O Ministério da Educação (MEC) divulgou os resultados do Ideb 2023 na última quarta-feira (14). Conforme os índices, na Região Norte, a rede estadual do Tocantins aparece em 1º lugar no ranking nos anos finais do Ensino Fundamental.
Já nos anos iniciais, as escolas estaduais ocupam a 3ª posição e a 2ª no Ensino Médio.
O que avalia o Ideb
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), reúne em um só indicador os resultados de dois conceitos de qualidade da educação. São eles o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações de Língua Portuguesa e Matemática.
Crescimento no Ideb
O Ideb aponta que entre os estados da Região Norte, a rede estadual do Tocantins ficou em 1º lugar com 6,1 nos anos iniciais.
De acordo com a Secretaria da Educação do Estado (Seduc), isso aponta um crescimento nas escolas estaduais de 11,7%, com relação ao Ideb 2021. Sendo ainda o segundo estado com maior crescimento de 2021 para 2023.
Ainda conforme os índices do Ideb 2023, o Tocantins superou a meta projetada pelo MEC, de 5,9, nos anos finais do Ensino Fundamental, alcançando 6,2.
O resultado de 4,7 das escolas estaduais é o mesmo de 2021, mas de acordo com a Seduc, o Estado apresentou um crescimento de 6,9% em comparação a 2019.
Enquanto no nacional o Tocantins ficou em 11º lugar, empatado com Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Rio Grande do Sul, com relação a Região Norte, o estado ocupa o 3º lugar no ranking dos estados com o melhor resultado no Ideb.
Já com relação ao Ensino Médio, a rede estadual de ensino do Tocantins aparece na 2ª posição no ranking da Região Norte. O Ideb 2023 neste caso é de 4,2.
Sobre a média nacional, o Tocantins está em 10º lugar, empatado com o Distrito Federal, Minhas Gerais, Rio Grande do Sul, Rondônia e Santa Catarina.
O Portal Norte é sua fonte de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações atualizadas diariamente.